Ex-ministro diz que Bolsonaro lhe avisou de buscas da PF antes de ser preso

Caso seja confirmado, o presidente pode ser investigado por violação de sigilo e obstrução de Justiça. Por causa disso, a Justiça Federal encaminhou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do Ministério Público Federal

Ex-ministro Milton Ribeiro (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Mais um escândalo envolvendo Bolsonaro no caso de corrupção do MEC que levou Milton Ribeiro à prisão. Numa gravação telefônica, no último dia 9, o ex-ministro da Educação diz à sua filha que Bolsonaro lhe telefonou avisando que poderia ter busca e apreensão contra ele pela Polícia Federal (PF).

Caso seja confirmado, o presidente pode passar a ser investigado por violação de sigilo e obstrução de Justiça. Por causa disso, a Justiça Federal encaminhou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do Ministério Público Federal.

“A única coisa meio… hoje o presidente me ligou… ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?”, disse Ribeiro para a filha.

Leia mais: Prisão de ex-ministro de Bolsonaro escancara corrupção no governo

“Ele quer que você pare de mandar mensagens?”, questiona a filha. “Não! Não é isso… ele acha que vão fazer uma busca e apreensão… em casa… sabe… é… é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né?”, disse Ribeiro.

O ex-ministro está envolvido na liberação de verbas da pasta por influência de pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que pediam propina a prefeitos. Antes de deixar o cargo, Ribeiro foi gravado dando a seguinte declaração: “Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar, porque foi um pedido especial que o presidente fez para mim”.

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara dos Deputados

Repercussão

No parlamento a reação foi imediata. “AGORA É OFICIAL! Não sou eu, mas o Ministério Público Federal que está dizendo: JAIR MESSIAS BOLSONARO foi o agente com FORO PRIVILEGIADO que interferiu na Polícia Federal no caso de CORRUPÇÃO DO MEC”, escreveu no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Bolsonaro pode ter tido informação privilegiada sobre a operação da PF contra Milton Ribeiro e outros pastores. Gravíssimo! Isso precisa ser apurado”, disse a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ).

“Ainda hoje vamos pedir ao STF a abertura de inquérito por violação de sigilo e obstrução de justiça! Bolsonaro não esculhambará a Polícia Federal e as leis impunemente!”, avisou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que já tem número suficiente de assinatura para dar entrada no pedido da CPI do MEC.

Autor