Lula diz a reitores, no Rio, que educação voltará a ser prioridade

Os reitores relataram as dificuldades das instituições, diante de restrições orçamentárias e intervenções do governo federal.

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na quarta (6), com reitores de institutos federais, universidades federais e estaduais no Rio de Janeiro, para tratar dos cortes e retrocessos na educação e na ciência na gestão Jair Bolsonaro. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante também participaram do encontro. Também esteve presente a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

Os reitores relataram as dificuldades das instituições, diante de restrições orçamentárias e intervenções do governo federal. O ex- presidente garantiu que, caso eleito, irá retomar reuniões com reitores e voltará a tratar a educação como prioridade, como fez em seus dois mandatos anteriores.

Leia também: Novas pesquisas confirmam vantagem de Lula sobre Bolsonaro

Para Lula, educação não pode ser vista como gasto, mas como investimento no futuro do país.

A deputada Jandira Feghali afirmou em suas redes sociais que “o atual governo asfixiou o orçamento e desconstruiu a política de ciência e inovação no Brasil”.

Segundo a parlamentar do PCdoB, as lideranças da educação e da ciência apresentaram suas reivindicações e Lula expressou seu total compromisso com a educação, pois ela está relacionada com o desenvolvimento e a soberania do Brasil.

Autor