Ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe é assassinado em comício     

O suspeito de realizar o ataque foi detido no local. Abe foi o premiê que ocupou o cargo por mais tempo no Japão.

Foto: Kremlin

Nesta sexta-feira (08), o ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, morreu após ser baleado em um comício na cidade de Nara. O ataque foi realizado enquanto Abe discursava pela reeleição do atual primeiro-ministro Fumio Kishida. Os dois tiros que o acertaram foram disparados por uma arma caseira que se assemelha a uma espingarda.

Mesmo com socorro feito no local, transporte ao hospital feito por helicóptero e transfusão de sangue, o ex-primeiro-ministro não resistiu aos ferimentos.

O suspeito de realizar o ataque foi detido no local. Informações iniciais indicam que é um ex-membro da Marinha japonesa.

Abe esteve no cargo de primeiro-ministro por duas vezes, entre 2006 e 2007 e 2012 e 2020, sendo o premiê que ficou o maior período à frente do cargo na história do Japão.

O ataque tem sido noticiado pela imprensa local como chocante, uma vez que o Japão possui baixos índices de homicídios, ainda mais com um ataque contra um político. Além disso, o país mantém rígido controle sobre armas, permitidas somente a caçadores após rígida averiguação pessoal e testes.

De acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Japão tem uma taxa de 0,2 homicídios por 100 mil habitantes, uma das menores taxas do mundo. Em comparação, a taxa brasileira é de 19 e a média internacional é de 2,6 homicídios por 100 mil habitantes

Com informações DW, G1 e OCDE

Autor