Apoio de Anitta faz aumentar popularidade de Lula nas redes 

Ao mesmo tempo, últimas investidas de Bolsonaro contra sistema eleitoral fizeram presidente cair no Índice de Popularidade Digital

Foto: Ricardo Stuckert

O efeito Anitta impactou positivamente sobre o desempenho de Lula nas redes sociais, enquanto o golpismo de Bolsonaro ajudou o mandatário a cair nessa seara. É o que mostra o Índice de Popularidade Digital, calculado diariamente pela consultoria Quaest e publicado pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (21). 

No dia 11 de julho, a Anitta declarou pelo Twitter: “Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula”. A postagem teve quase 350 mil curtidas. Lula respondeu: “Vamos juntos envolver o Brasil!”, em alusão à música “Envolver”, da cantora. Naquele dia, Lula saltou de 62,6 para 77,8 no índice, que vai de zero a 100, ultrapassando Bolsonaro, que ficou com 68,5. Hoje, Lula tem 64,2. 

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Entre 17 e 22 de junho, Lula também teve aumento nas redes. O período foi marcado pela confirmação dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Bolsonaro, por sua vez, se manteve estável nos últimos dois meses nas redes sociais. Mas, após as novas ameaças golpistas e da reunião com embaixadores nesta semana — na qual repetiu a ladainha da suposta fragilidade, nunca comprovada, do sistema eleitoral brasileiro — o presidente apresentou queda. No domingo (17), sua presença nas redes marcou 73,7 e caiu para 65,5 nesta quarta-feira (20). 

Calculado desde 2018, o IPD utiliza um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

Para se chegar ao índice, são monitorados seis aspectos: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

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