Lula indica atenção especial à questão climática, ambiental e indígena

“É preciso que a gente leve muito a sério a importância climática no planeta Terra, e o Brasil tem muita responsabilidade”, falou Lula ao UOL.

Foto: Assecom/ Dep. Zé Inácio

 O ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência e favorito nas pesquisas de intenção de voto, em entrevista ao UOL, na quarta-feira (27), afirmou que a Amazônia, assim como os outros biomas, terá papel especial caso seja eleito. Isso porque a proteção do meio ambiente é crucial para a questão climática do planeta.

“No nosso mandato, a Amazônia vai ter um papel especial. Não só a Amazônia, mas os outros biomas, o Cerrado, a Mata Atlântica, porque é preciso que a gente leve muito a sério a importância climática no planeta Terra, e o Brasil tem muita responsabilidade”, pontuou.

Leia também: Lula ao UOL: “Eu vou trabalhar para ganhar o mais rápido possível”

Lula também indicou a melhor forma de pesquisar na região e explorar o seu potencial para diferentes tipos de indústria, mantendo a soberania brasileira.

“Ao invés de ficar brigando a Amazônia é minha, a Amazônia tem que ser de todo mundo. Embora o Brasil tenha soberania sobre ela, a gente pode construir, com cientistas do mundo inteiro, com governos do mundo inteiro, um jeito de pesquisar a Amazônia e explorar todo seu potencial de desenvolvimento para que a gente gere emprego para as pessoas que vivem na Amazônia”.

Indígenas

Aos colunistas do UOL, Lula explicou sobre a recriação de ministérios importantes, assim como a criação de uma pasta exclusiva para tratar das questões indígenas, que será gerida por um indígena.  “Quem vai tomar conta da Funai não precisa ser um advogado, não precisa ser um militar, pode ser um indígena.  Eles estão preparados, eles se formaram, eles se preparam, conhecem o problema deles. Quem vai cuidar da saúde indígena por que não pode ser um indígena formado em medicina?”, disse.

Autor