Alckmin critica gestão ambiental e diz que Lula impulsionou o agronegócio

“Hoje o maior perigo para o agro é a devastação da Amazônia, pode ter um entrave das vendas do agro para o mundo”, disse o candidato a vice-presidente

Foto: Facebook Geraldo Alckmin

O candidato a vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que busca atrair o agronegócio com diálogo e que foi no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que o setor ganhou impulso. Em crítica à gestão ambiental de Bolsonaro, Alckmin afirmou que a destruição da Amazônia ameaça as exportações brasileiras, o que pode resultar em entrave nas vendas para o mundo.

“Quem impulsionou o agronegócio foi o governo do presidente Lula. Os juros eram de 2,5%, hoje é de 15%. Crédito agrícola, seguro rural, conquista de mercado. Hoje o maior perigo do agronegócio é a devastação da Amazônia”, afirmou.

“Hoje o maior perigo para o agro é a devastação da Amazônia, pode ter um entrave das vendas do agro para o mundo. O Brasil é o celeiro do mundo em razão das questões ambientais. É inacreditável ter uma devastação. Não é pelo agricultor, é por grilagem de terra”, disse.

Leia mais: Sob Bolsonaro, Amazônia padece em chamas pelo quarto ano seguido

Alckmin revelou que a chapa discute uma pauta de logística, com ampliação de crédito, de seguro agrícola e integração de modais, com ligação de ferrovias, rodovias, hidrovias e portos. Para além disso, Alckmin defendeu ser necessário ampliar mercados, já que hoje o Brasil depende da China em grande medida. “Precisamos conquistar novos mercados. Se fizer acordo Mercosul-União Europeia, dá um salto de mercados”, disse.

As queimadas iniciadas no início do mês de setembro, atingiram fortemente a aldeia Ka’a kyr, na Terra Indígena Alto Rio Guamá. (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real-26/09/2020)

Fonte: PSB com informações do Estadão e da Folha de S. Paulo