Chapa Lula-Alckmin registra candidatura no TSE

O prazo para coligações formais encerrou na última sexta-feira (5/8). A Coligação Brasil da Esperança é formada por nove partidos, o que lhe garante o maior tempo de TV. Outros partidos ainda podem entrar na campanha de maneira informal.

O registro das candidaturas de Lula para presidente e Geraldo Alckmin para vice-presidente foi pedido neste sábado (6/8) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando a disputa da eleição presidencial que acontece no dia 2 de outubro, em primeiro turno.

Eles serão candidatos pela Coligação Brasil da Esperança, composta pela Federação FE BRASIL (PT/PV/PC do B), Federação PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir.

A coligação da chapa Lula e Alckmin é formada por nove partidos. Esta é maior coligação de todas as seis eleições que Lula já disputou e a mais ampla aliança entre os candidatos que concorrem à presidência neste ano. O amplo arco de alianças dará à chapa Lula-Alckmin o maior tempo de TV,

O registro da candidatura foi feito pela representante da Coligação, Gleisi Hoffmann, e pelos escritórios Aragão e Ferraro Advogados e Zanin Martins Advogados.

O prazo para a definição de coligações formais encerrou na última sexta-feira (5/8). A partir de agora, novos apoios poderão acontecer de maneira informal. Há expectativa de que outros partidos passem a se somar à campanha de Lula, como é o caso do PROS. O PSD de Gilberto Kassab até agora declarou-se neutro, mas a Coligação Brasil da Esperança trabalha para que ele passe a integrar o arco de alianças.

A redução do número de candidatos à presidência e a ampliação dos apoios é importante para quem quer resolver a eleição já no primeiro turno. O ex-presidente Lula já declarou que quer ganhar o “quanto antes”. A possibilidade de golpes ou tentativas de não reconhecer o resultado das urnas também se reduziria com uma vitória no primeiro turno.

Autor