Deputado bolsonarista diz que estudantes merecem ser “queimados vivos”

Ataque cruel de Bibo Nunes (PL-RS) foi dirigido a estudantes da UFSM que protestaram contra cortes de verbas das universidades promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro

Foto: reprodução

A desumanidade e a brutalidade do bolsonarismo não têm limites. A mais nova investida veio do deputado federal gaúcho não reeleito Bibo Nunes (PL) que, em uma live nesta quinta-feira (20), declarou que os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mereciam ser “queimados vivos”. A fala se torna ainda mais cruel considerando o trauma vivido pela cidade até hoje devido ao incêndio na boate Kiss, em 2013, que matou 242 pessoas, muitos das quais estudantes da universidade, e ainda deixou o saldo de mais de 600 feridos. 

Para o deputado, esse “merecimento” se justificaria pelo fato de os estudantes terem protestado contra o contingenciamento de verbas às universidades e institutos federais promovido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), do qual Bibo é apoiador de primeira hora. 

“Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. Queimaram vivos dentro de pneus! E é isso que estes estudantes alienados, filhos de papai que tem grana merecem. Estamos em uma grande campanha para ver Bolsonaro vencer a eleição. Ou você quer comer gato e cachorro?”, vociferou o deputado. Ele ainda chamou os estudantes de Santa Maria e de Pelotas, onde fica a UFPel, de “inúteis”. 

Leia também: Em defesa da Educação, estudantes ocupam as ruas contra Bolsonaro

A poucos dias do segundo turno e numa clara tentativa de intimidação, Bibo ainda declarou: “Esses são os alunos da Universidade Federal de Santa Maria que foram protestar ‘viva Lula, Lula lá’. Vocês são uma vergonha, a escória, vocês têm que viver no lixo, no esgoto. Vocês são uns coitados, uns miseráveis”. E acrescentou: “Vocês não produzem nada. São parasitas que querem esconder essa incompetência de vocês através de um ‘L’ de Lula ladrão. Não estou ofendendo a honra e a dignidade de ninguém”. 

Em resposta, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, afirmou: “(Bibo) ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto. E que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano. Propositadamente ataca a instituição, seus servidores, gestores e seus estudantes sem nenhum conhecimento de causa”. 

Bruna Brelaz, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) também reagiu com veemência: “já estamos tomando as medidas cabíveis contra esse ser repugnante. Não vamos aceitar intimidações, nem tampouco que atentem contra as nossas vidas. Nós lutamos por um país onde a educação seja prioridade, e é isso que incomoda Bolsonaro e seus aliados”.

Leia também: Cortes de Bolsonaro deixam 17 universidades prestes a suspender aulas

Segundo informaram jornalistas da Zero Hora pelas redes sociais, o Ministério Público Federal vai instaurar procedimento para apurar o episódio. Ao mesmo tempo, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) anunciou pelas redes sociais que a bancada do partido vai denunciar o parlamentar no Conselho de Ética da Câmara e ao MP. “Inadmissível fazer uma ameaça sórdida de que os estudantes da UFSM deveriam ser queimados vivos, ainda mais na cidade que sofreu a tragédia da Boate Kiss”, disse Fernanda pelas redes.