Bolsonarista Roberto Jefferson atira em policiais que cumpriam mandado do STF 

Reação de ex-deputado, que já cumpre prisão domiciliar, ocorreu na tarde deste domingo (23) no município de Levy Gasparian (RJ)

Foto: reprodução

Mais uma vez, o bolsonarismo mostrou o grau de insanidade a que pode chegar. O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), um dos mais ardorosos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e que cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, reagiu a tiros à Polícia Federal (PF), que cumpria um mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, neste domingo (23). Dois policiais foram atingidos, sendo que destes uma policial foi levada desacordada para o hospital. Segundo noticiado, Jefferson também teria utilizado três granadas. 

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a ordem de prisão teria ocorrido após o STF ter recebido informações de que o ex-deputado “aumentaria o tom de seus ataques às instituições” e que “Jefferson manteria ainda um arsenal de armas em sua casa de forma irregular”. 

Além disso, na sexta-feira (21), Jefferson agrediu verbalmente, de maneira misógina e bastante agressiva, a ministra Carmen Lúcia, do STF. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele a comparou a “prostitutas” e usou temos como “arrombada” e “vagabunda”.

Leia também: Cármen Lúcia é alvo de ataques de Roberto Jefferson

Ainda de acordo com a Folha, a decisão de prendê-lo neste domingo levou em conta o fato de que, a partir de terça-feira (25), conforme determina a lei eleitoral, não pode mais haver detenções deste tipo — a não ser em flagrante. 

Em vídeo publicado neste domingo após atacar os policiais, Jefferson dizia: “Mostrar a vocês que o pau cantou. Eles atiraram em mim, eu atirei neles. Estou dentro de casa, mas eles estão me cercando. Vai piorar, vai piorar muito. Mas eu não me entrego”. A operação ocorreu na casa do ex-parlamentar, no município de Levy Gasparian (RJ). 

O ex-deputado foi preso em agosto do ano passado como parte do inquérito que apura a atuação de uma organização criminosa bolsonarista que atacou a democracia e as instituições. Uma das condições para obter a prisão domiciliar seria que o ex-deputado não mais se manifestasse pelas redes sociais, o que Jefferson não tem cumprido. A prisão domiciliar foi agora revogada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Pouco depois do ocorrido, em coletiva de imprensa em São Paulo, o ex-presidente Lula (PT) falou sobre o episódio. “O que eu sei é que não é um comportamento adequado, não é um comportamento normal”, declarou, acrescentando que “todos nós temos que ter o mínimo de bom senso na nossa convivência democrática, nós não podemos tentar aniquilar aqueles que discordam de você”.

Lula declarou ainda que “a gente nunca viu uma aberração dessas, uma cretinice dessas, que esse cidadão, que é meu adversário, estabeleceu no país. Ele conseguiu criar nesse país uma parcela da sociedade brasileira raivosa, com ódio, mentirosa e que espalha fake news”. O ex-presidente salientou que isso gera comportamentos como esse do ex-deputado Roberto Jefferson e gera comportamento de algumas pessoas que seguem nosso adversário”. Lula salientou que há “uma máquina de destruição dos valores democráticos. É isso que está acontecendo no brasil e é contra isso que o povo deve se dirigir às urnas no dia 30 de outubro”.