Vietnã premia livro de jornalista brasileiro sobre a obra de Ho Chi Minh

Para Pedro de Oliveira, líder vietnamita ensinou a necessidade de construção de amplas frentes para derrotar inimigos poderosos, como o imperialismo e a direita fascista

O livro “Ho Chi Minh – Vida e Obra do Líder da Libertação Nacional do Vietnã”, organizado pelo jornalista brasileiro Pedro de Oliveira, venceu o Prêmio Nacional de Comunicação Externa, na categoria livro, concedido pelo Partido Comunista do Vietnã. A premiação acontece no dia 5 de novembro, em Hanói. 

Lançado em 2020 pela editora Anita Garibaldi, quando foram completados 130 anos de nascimento do líder vietnamita, o livro foi viabilizado através da parceria entre a Embaixada da República Socialista do Vietnã no Brasil e a editora Anita Garibaldi, com apoio da Associação de Amizade Brasil/Vietnã (Abraviet). A segunda edição, lançada em 2021, também teve o apoio da embaixada e, em especial, da embaixadora Pham Thi Kim Hoa. 

“O livro começou a ser gestado durante a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Relações Internacionais no Centro Universitário de Brasília. O professor Frederico Seixas, que participou da mesa julgadora, sugeriu que transformasse o TCC em livro e deu certo. Mas a razão do porquê me interessei sobre o tema remonta aos anos rebeldes de 1968, na USP. Participei de um movimento naquela ocasião de luta contra a guerra do Vietnã e nesse ambiente exibimos um documentário, enviado do Vietnã e editado pela Frente de Libertação Nacional do Vietnã do Sul mostrando os horrores da guerra”, conta o autor, Pedro de Oliveira. 

Ele lembra que na faculdade, estudou os textos clássicos de Relações Internacionais e ao mesmo tempo uma linha de pesquisa inaugurada por um professor inglês e outro indiano, B. Buzan e A. Acharya, no livro Non-Western Internacional Relations Theory.  “Escrevi o texto com o título ‘Avaliação das formulações teóricas de Relações Internacionais no Vietnã’, tendo como base o pensamento de Ho Chi Minh. Procurei a Editora Anita e a Embaixada do Vietnã bancou a primeira edição”, explicou.

Na avaliação de Oliveira, que já foi secretário de Comunicação do PCdoB, “a importância de Ho Chi Minh na história do Vietnã é crucial. Na verdade, o Vietnã já foi invadido pelo menos 20 vezes em sua história milenar. Foram dominados sucessivamente por reinados chineses e mongóis, depois por colonialistas franceses, pelos imperialistas japoneses e ainda pelos americanos. Ho Chi Minh soube aplicar as ideias de Lenin sobre o imperialismo e a dominação ocidental na Ásia e sua principal arma foi a construção do Partido Comunista na península indochinesa”. 

Neste sentido, salienta, “desenvolveu teoria própria ligada a essa história heróica de resistência aos invasores do povo vietnamita através de amplas frentes populares, que foram capazes de derrotar inimigos muito superiores em armamento bélico como o exército colonial francês e o exército dos Estados Unidos — o maior exército do mundo até nossos dias”. 

Trazendo o pensamento do líder vietnamita para os dias de hoje, Oliveira diz que seu maior ensinamento foi “a necessidade de construção de amplas frentes únicas para derrotar inimigos poderosos como o imperialismo e a direita fascista no mundo”. Outro ensinamento importante, diz, “é o conhecimento do terreno e de sua história. Respeitar o povo e suas crenças religiosas, como foi o caso dos budistas e dos católicos vietnamitas. Levar em consideração a situação internacional é outra lição fundamental dos vietnamitas liderados por Ho Chi Minh”. 

Oliveira conta que para adquirir esse conhecimento, Ho viajou pelo mundo e passou até pelo Brasil. “Ficou por três meses morando em Santa Tereza no Rio de Janeiro, onde aprendeu a experiência de luta dos marinheiros liderados pelo Almirante Negro em 1912. Também aprendeu com a luta antirracista dos Estados Unidos e com os operários na Inglaterra. Militou no movimento socialista francês e foi um dos fundadores do Partido Comunista da França (PCF). Por fim, mudou-se para a Rússia revolucionária, onde foi um dos dirigentes do movimento comunista internacional”. 

Por fim, recorda, “depois dessa escola de lutas, ele voltou ao seu Vietnã onde fundou, em 1945, a República Democrática do Vietnã e faleceu em 1969 sem ter visto a vitória sobre o império americano em 1975, em Saigon. Esta cidade em seguida foi renomeada Cidade de Ho Chi Minh em sua homenagem”. 

Ao assinar a contracapa do livro, o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV) destacou que “através de sua riqueza de experiência prática, combinada com as teorias revolucionárias e científicas do marxismo-leninismo, Ho Chi Minh chegou a uma profunda conclusão: de que apenas o socialismo e o comunismo podem responder plenamente à questão da independência nacional e trazer liberdade, bem-estar e felicidade para todos e todas as nações”. 

Vaquinha

Para que o jornalista Pedro de Oliveira possa estar presente na cerimônia de entrega, está sendo organizada uma vaquinha, que pode ser acessada clicando aqui

O livro “Ho Chi Minh – Vida e Obra do Líder da Libertação Nacional do Vietnã” pode ser adquirido no site da editora Anita Garibaldi e clicando aqui