Bolsonaro é visto como o candidato que mais ataca as mulheres e a democracia 

Pelo levantamento do Datafolha, Bolsonaro é visto como o que mais ataca as mulheres por 57%

Foto: reprodução

Pesquisa Datafolha realizada entre terça-feira (25) e quinta-feira (27) mostra que a maioria do eleitorado vê Jair Bolsonaro (PL) como o candidato que mais ataca as mulheres e a democracia. A percepção vai ao encontro dos discursos e ações machistas e golpistas promovidas pelo presidente ao longo de seu mandato. 

Conforme os dados da pesquisa, 57% dos eleitores consideram que Bolsonaro é o que mais ataca as mulheres, contra 26% do ex-presidente Lula (PT). Quando perguntados sobre quem mais defende as mulheres, Lula teve 54% e Bolsonaro 35%. 

Os dados da pesquisa são um reflexo de como o perfil machista e agressivo de Bolsonaro com relação às mulheres, bem como a falta de investimentos e de políticas públicas de seu governo focadas neste segmento, que corresponde à maioria da população, está consolidado na visão do eleitorado. 

E, apesar de se dizer defensor da família, 47% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro é quem mais a ataca, contra 36% de Lula. 

Com relação à democracia, Bolsonaro foi o mais citado, por 50% dos entrevistados, como o que mais a ataca, contra 39% de Lula. A percepção também é convergente com a postura que Bolsonaro tem tido ao longo de todo o seu mandato, marcado por diversos ataques às instituições e ao Supremo Tribunal Federal (STF) em particular e seu flerte constante com o golpismo. 

O levantamento ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre os dias 25 e 27 de outubro; foi contratado pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-04208/2022.