Debate na Globo: Lula e Bolsonaro se enfrentam nesta sexta (28)

Encontro decisivo antes das eleições de domingo (30) acontece a partir das 21h30, ao vivo, na TV Globo; veja as regras e como assistir on-line

Lula (Foto: Ricardo Stuckert) | Bolsonaro (foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (28), a TV Globo promove o último debate presidencial entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). Os dois disputam o segundo turno das eleições no domingo (30).

O encontro, mediado por William Bonner, vai ao ar depois da novela “Travessia”, a partir das 21h30 e será transmitido ao vivo pela TV Globo.  O Portal Vermelho fará a repercussão em tempo real nas redes sociais – @oportalvermelho e @vermelhobrasil

Conheça as regras do debate

Neste debate, os candidatos terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para o outro.

No primeiro bloco, por exemplo, cada um dos presidenciáveis receberá o tempo de 15 minutos. Se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.

Blocos

Primeiro bloco

30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Conforme o sorteio, Bolsonaro será o primeiro a perguntar.

Segundo bloco

Duas rodadas de 10 minutos, os candidatos terão direito a escolher um tema já definido pelo Jornalismo da emissora. Neste bloco, cada presidenciável terá 5 minutos de fala para cada uma das rodadas.

Terceiro bloco

30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas. Desta vez, Lula começa perguntando.

Quarto bloco

Duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada.

Quinto bloco

Cada candidato terá direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.

Direito de resposta

O candidato que sofrer uma ofensa pessoal do adversário pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador.

A produção do debate irá analisar o pedido. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.

Lula lidera a disputa

No primeiro turno das eleições, Lula saiu na frente e obteve mais de 57 milhões de votos (48,43%), 6 milhões a mais que seu rival, Jair Bolsonaro, contra 51 milhões. Lula também se manteve adiante nas principais as pesquisas de intenção de voto divulgadas até agora, como Ipec, Quaest, PoderData, Datafolha, Ipespe, entre outras.

O candidato da Coligação Brasil da Esperança ainda conta com o apoio de grandes nomes no meio político, que vão de de ex-presidentes a ministros e integrantes de partidos; personalidades e artistas, nacionais e internacionais, juristas, intelectuais e um manifesto que conta com oito mil adesões conforme noticiado anteriormente pelo Portal Vermelho.

Leia também

Líderes e artistas estrangeiros apoiam Lula na reta final

Apoio a Lula cresce entre ex-presidenciáveis

Associação de Advogadas (os) lança manifesto de apoio a Lula

Maioria do PSDB de São Paulo declara apoio a Lula no 2º turno

FHC declara apoio a Lula “pela democracia e inclusão social”

Novo apoio a Lula no 2º turno é de João Amoêdo

Movimentos culturais da América Latina aprovam moção de apoio a Lula

Apoio a Lula reúne 11 partidos e fortalece frente ampla contra o bolsonarismo 

Antipetista histórico, Marco Antonio Villa declara apoio a Lula e Haddad

Autor