Participação brasileira no PIB mundial é a menor em mais de 4 décadas

Levantamento, com base em dados do FMI, indica que PIB brasileiro tem a menor participação em relação à riqueza mundial desde 1980.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Brasil tem diminuído ano a ano, década após década, a sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em outras palavras isso significa que o país não tem conseguido acompanhar o ritmo de crescimento do mundo, ou seja, o país tem empobrecido e ficado menos competitivo.

De acordo com levantamento da CNN Brasil Business, solicitado para a Austin Rating, é possível ver que desde 1980 (42 anos) a participação nacional no PIB mundial vem caindo. Segundo a agência classificadora de risco, com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 1980 o PIB brasileiro correspondia a 4,3% do mundial. Número que caiu para 3,6% em 90, 3,1% em 2020 e chega em 2022 a representar somente 2,3%.

A medição é feita por meio da métrica PPC — paridade de poder de compra. Com o parâmetro, é visto que o Brasil, sempre líder entre os latino-americanos, tem a participação em queda livre, apesar de permanecer na liderança entre estes países.

As explicações para a situação por analistas consultados pela CNN são o baixo desempenho do desenvolvimento brasileiro em relação às demais nações, situação comum aos países subdesenvolvidos, que não conseguem romper a barreia do baixo crescimento.

Como exemplo, em 1980, a participação do México era de 3%, da Argentina 1,3% e do Chile 0,3%. Em 2022, o México tem 1,8% de participação, a Argentina 0,7% e o Chile 0,4%. Ou seja, México e Argentina também tiveram quedas, porém menos acentuadas, já o Chile conseguiu avançar, ainda que minimamente.

Autor