CNI manifesta apoio a Mercadante no BNDES

“A CNI confia na capacidade de Aloizio Mercadante (…) de coordenar os trabalhos do maior banco de fomento do País”, disse, em nota, a entidade.

O futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o presidente da CNI, Robson Braga

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) declarou apoio à indicação do economista e ex-senador Aloizio Mercadante (PT-SP) a presidente do BDNES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Mercadante foi anunciado ao cargo nesta semana pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A CNI confia na capacidade de Aloizio Mercadante (…) de coordenar os trabalhos do maior banco de fomento do País”, disse, em nota, a entidade nesta quarta-feira (14). “Mercadante tem uma trajetória de interlocução franca e aberta com a indústria e conhece as forças e os desafios de quem produz e empreende no Brasil.”

De acordo com a CNI, o BNDES, sob o governo Lula, deve se voltar “para uma atuação focada no apoio ao fortalecimento do setor produtivo e na implementação de estratégias que contribuam para o crescimento sustentado da economia”.

O presidente da entidade, Robson Andrade, agrega: “O Brasil precisa de uma política industrial moderna, alinhada às melhores práticas internacionais, com investimento em inovação, com ênfase em tecnologias socioambientais sustentáveis, eficiência energética, geração de energias renováveis e digitalização de processos governamentais”.

Na visão da CNI, cabe ao BNDES um “papel decisivo no apoio à adoção de uma política industrial voltada à Indústria 4.0, à inovação no setor privado, ao aumento da integração internacional da economia brasileira e à transição para uma economia de baixo carbono”.

Autor