Revista Princípios é A3 no Novo Qualis Capes

A Revista Princípios, publicação quadrimestral da editora Anita Garibaldi esta classificada no estrato A3 no novo Qualis Capes.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou no último dia 29 de dezembro de 2022, a lista do novo Qualis. Nela a revista Princípios passa a estar classificada no estrato A3 no novo Qualis Capes. Essa avaliação coloca a Princípios nos estratos superiores de qualidade entre os periódicos científicos avaliados no período de 2017 a 2020. Representando uma grande conquista que oficializa o reconhecimento da qualidade científica da revista Princípios em sua trajetória que ultrapassa seus 40 anos de publicações ininterruptas.

A avaliação é resultado do esforço de diversas gerações de colaboradores, editores, membros do comitê editorial, autores e avaliadores ad hoc, que contribuíram e contribuem para elevar cada vez mais a qualidade da publicação. Ao longo de sua história, a revista passou por sucessivas fases e processos de renovação editorial com o propósito de melhor contribuir para a construção de conhecimento crítico necessário à transformação social do Brasil. 

Leia também: Governo Lula III e a pauta da classe trabalhadora

Nas últimas avaliações Qualis/Capes, 2010-2012 e 2013-2016, foi classificada no estrato B4 nas áreas de Economia, Ciências Política e como B3 no Direito. Desde então, vem se tomando medidas para aperfeiçoar o seu projeto editorial, formaram-se nova comissão editorial, conselhos editorial e científico. Foi adotado o Open Journal Systems (OJS) como sistema eletrônico aberto para realizar o processo editorial e o registro no Digital Object Identifier (DOI), além de outros indexadores de periódicos. O que contribuiu para a Princípios alcançar uma melhor avaliação. Já no Qualis Referência, ela apareceu qualificada no estrato A4. Agora, com a publicação do novo Qualis a Princípios alcançou a posição A3.  O que mostra a evolução notável e o potencial de referência da revista Princípios em sua nova fase.

Atualmente a revista Princípios (ISSN:1415-7888; E-ISSN: 2675-6609) se posiciona como um periódico científico multidisciplinar, de orientação marxista, que busca o avanço do conhecimento científico, da compreensão do socialismo e do desenvolvimento nacional brasileiro. Com periodicidade quadrimestral, a revista Princípios é publicada nos formatos impresso e eletrônico de acesso livre, que pode ser acessada através do endereço eletrônico https://revistaprincipios.emnuvens.com.br.

Um dos objetivos que norteiam o novo projeto editorial é a busca permanente por elevar a qualificação da revista e seu impacto junto a comunidade científica. A conquista da nova classificação no Qualis/Capes no estrato A3 é importante indicador desta meta.  Este resultado superou as expectativas dos editores e eleva os desafios de qualificação permanente da revista Princípios

Sobre o Qualis Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por coordenar a expansão e consolidação do sistema de pós-graduação brasileiro. Também atua na formação professores da educação básica e na promoção do acesso e divulgação da produção científica no Brasil e no exterior entre outras atribuições. 

O Qualis Capes é um sistema de avaliação e classificação de periódicos científicos utilizado pela Capes, desde 1988. Ele é um importante indicador do impacto da produção cientifica, utilizado para compor a avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. Ou seja, avalia a produção cientifica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.  Indicando assim a qualidade dos artigos e dos periódicos científicos.

Leia também: Planos a longo prazo, sim. Por Luciano Siqueira.

A lista divulgada neste fim de 2022 era esperada a bastante tempo pela comunidade científica nacional. Mesmo com o empenho de membros das áreas do conhecimento que formam o sistema nacional de avaliação da pós-graduação, o desmonte dos órgãos de fomento da educação, ciência e tecnologia afetou a estrutura organizativa e financeira da Capes e se refletiu no atraso da publicação do Qualis Capes. Enfim, a publicação desta lista traz o resultado   do  que foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de conhecimento que compõem o sistema avaliação da Capes.

A avaliação dos periódicos científicos pela Capes, para o período de 2017 – 2020, traz como novidade a classificação única dos periódicos. Ou seja, cada periódico recebe apenas uma qualificação, independentemente da quantidade de áreas de avaliação as quais foi mencionado. Classificação por áreas-mães que agrupados os periódicos conforme a área na qual houve maior número de publicações nos anos de referência avaliativo. Foi estabelecido de um Qualis Referência – por meio do uso combinado de indicadores bibliométricos e um modelo matemático, a própria Diretoria de Avaliação montou uma lista de periódicos pré-classificados, definidos como Qualis Referência. A utilização de Indicadores bibliométricos, considerando o número de citações do periódico dentro de três bases: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5).

Quem tiver interesse por conhecer mais sobre o sistema de avaliação dos periódicos científicos pela Capes e consultar  a lista completa do Qualis Capes poderá acessar a Plataforma Sucupira em https://sucupira.capes.gov.br/ (opção Qualis).

Autor