PL vê Bolsonaro inelegível por “minuta do golpe”

Partido de Bolsonaro entende que documento na casa de ex-ministro será utilizado para torná-lo inelegível; núcleo do ex-presidente teme fala de Torres em depoimento.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres uma minuta de decreto presidencial para intervir no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conforme o resultado das eleições, o documento pode ser utilizado para fazer com que Jair Bolsonaro (PL) fique inelegível nas próximas eleições.

Esta é a avaliação dos membros do PL, partido do ex-capitão, de acordo com a coluna de Bela Megale, no O Globo.

A avaliação de que Bolsonaro mantenha direitos políticos é nula, uma vez que além da descoberta desse documento outras ações correm no Tribunal Superior Eleitoral. Apesar disso, a cúpula do PL não acredita que o ex-presidente será preso – pelo menos com os elementos até agora expostos -, porque tanto o governo federal quanto o judiciário sopesariam o que a medida pode causar na sociedade.

Mas novos acontecimentos podem agravar a situação de todos.

O comentarista de política da Rede Globo Gerson Camarotti aponta que o núcleo político de Bolsonaro teme eventual depoimento de Torres. O entendimento é que a situação possa se encaminhar para uma delação premiada, com fatos que podem incriminar o ex-presidente.

A expectativa é de que Torres comece a falar em uma tentativa de se livrar de culpa, pois o simples fato de ter conhecimento sobre uma tentativa de golpe, como traz a minuta, sem que não tenha prendido os envolvidos em sua elaboração, pode ser enquadrado como prevaricação – quando o funcionário público dificulta ou deixa de realizar os seus deveres para satisfazer interesses pessoais.

Mesmo antes de o documento ser descoberto o pedido de prisão preventiva de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do DF, já havia sido emitido pelos eventos golpistas que ocorreram em Brasília. A Polícia Federal aguarda o retorno dele dos Estados Unidos.

Autor