Lula destaca “decisões corajosas” do STF

A fala foi feita na abertura do Ano Judiciário, a primeira reunião presencial na sede do STF após a invasão e depredação por golpistas nos atos de 8/1

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na cerimônia de abertura do Ano Judiciário realizada nesta quarta-feira (1º), no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que partiram da Corte decisões corajosas para combater o ódio, retrocesso, negacionismo e violência política.

“Daqui desta sala, contra a qual se voltou o mais concentrado ódio dos agressores, partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política”, disse o presidente.

Trata-se da primeira reunião presencial na sede do STF após a invasão e depredação por golpistas nos atos de 8/1 junto com os prédios do Planalto e Congresso.

Leia mais: STF abre inquérito para apurar condutas de três deputados nos atos golpistas

“Penso que é uma oportunidade de dizer que nunca mais alguém deve ousar duvidar da política desse país ou desacreditar da política. O que aconteceu nesse país foi resultado da descrença na política pelo povo brasileiro, seja no Congresso Nacional, seja no Executivo, seja em todos os lugares”, argumentou.

De acordo com ele, ninguém poderia imaginar a escalada de ataques às instituições e à democracia nos anos recentes, que “culminou com o bárbaro atentado às sedes dos três Poderes”.

O presidente disse que o povo brasileiro não quer conflitos entre as instituições. “Não quer agressões, intimidações nem o silêncio dos poderes constituídos. O povo brasileiro quer e precisa, isso sim, de muito trabalho, dedicação e esforços dos Três Poderes no sentido de reconstruir o Brasil”, defendeu Lula.

“O Poder Executivo estará à disposição do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça para o diálogo e a construção de uma agenda institucional que aprimore a garantia e a materialização de direitos neste país, pois onde houver um só cidadão injustiçado não haverá verdadeira Justiça. Renovando mais uma vez nosso compromisso com a democracia, tenho a mais absoluta certeza de que conseguiremos cumprir nossa missão”, discursou.

Democracia

Depois de exibir um vídeo com os atos golpistas na sede, a presidente do STF, Rosa Weber, disse que os extremistas não conseguiram acabar com o espírito da democracia.

“Hoje, quatro meses e meio depois da minha posse como chefe do Poder Judiciário brasileiro, nesta sessão solene, revestida de especial simbolismo, de abertura do ano judiciário de 2023, neste mesmo plenário, totalmente reconstituído após a invasão criminosa do dia 8 de janeiro último por uma turba insana movida pelo ódio e pela irracionalidade, reafirmo minha profissão de fé como juíza e a ela acresço, em reforço, o que erigi como norte da atual administração desta Casa: a proteção da jurisdição constitucional e da integridade do regime democrático”, destacou Weber.

Autor