Garimpeiros criminosos atiram contra agentes do Ibama

Os fiscais revidaram e um dos criminosos foi baleado. De acordo com o Instituto, eram sete voadeiras que transportavam cassiterita roubada do território indígena

(Foto: Divulgação/Ibama)

Garimpeiros furaram o bloqueio de fiscalização na Terra Indígena (TI) Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama na base federal de Palimiú nesta quinta-feira (23). Os fiscais revidaram e um dos criminosos foi baleado.

O ferido foi preso pela Polícia Federal (PF) por atacar servidores. Os demais conseguiram fugir. De acordo com o Ibama, eram sete voadeiras que transportavam cassiterita roubada da TI Yanomami.

A região de Palimiú é a mesma atacada por garimpeiros armados há quase dois anos, em maio de 2021, contra agentes da PF.

O Instituto Socioambiental (ISA) lembrou que a Hutukara Associação Yanomami denunciou sucessivos ataques com tiros e bombas de garimpeiros ilegais contra famílias indígenas na região.

Leia mais: Imagens revelam garimpo ainda mais destruidor na TI Yanomami

Naquele mesmo ano, os indígenas denunciaram “forte mudança na dinâmica do garimpo no Rio Uraricoera.

Se antes a pressão dos garimpeiros era menor, hoje percebem que a presença dos invasores saiu do controle. Ainda de acordo com os indígenas, agora todos eles [garimpeiros] circulam fortemente armados pelo rio [Uraricoera].

 De acordo com a Hutukara, houve um grande aumento no trânsito de embarcações no Rio Uraricoera, com a presença de forte maquinário e o uso de aeronaves, carotes e quadriciclos.

“O fato de que as balsas hoje são de ferro, não mais de madeira, e que existem grandes dragas são, para eles, indicadores de mudança na escala da atividade garimpeira. Além disso, nos últimos meses passaram a ver helicópteros carregando grandes mangueiras penduradas”, relatou o ISA.

Autor