Governo decreta emergência em 14 cidades do Maranhão

Por meio da Defesa Civil, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional publicou o reconhecimento na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial

Lula sobrevoou as cidades atingidas pelas intensas chuvas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão, que agora possui 51 municípios em estado de calamidade público por causa das intensas chuvas.

A Defesa Civil Nacional publicou o reconhecimento na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial da União.

Estão na lista os municípios de Açailândia, Bacabal, Cantanhede, Joselândia, Marajá do Sena, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Vargas, Rosário, Santa Luzia, São Vicente Ferrer, Tufilândia, Tutóia e Vitória do Mearim.

Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

“Desde o início do ano, o MIDR já repassou mais de R$ 16,7 milhões para municípios atingidos por desastres no Maranhão. Os recursos foram destinados à compra de itens de assistência humanitária, como cestas básicas, colchões e kits de limpeza e alimentação, além de reconstrução de moradias, limpeza urbana e desobstrução de galerias de águas pluviais, entre outras”, diz nota do MIDR.

No domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros, na qual estava Waldez Góes, titular do MIDR, visitaram as regiões de Trizidela do Vale e Pedreiras, uma das mais atingidas pelas fortes chuvas.

A comitiva também foi composta pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Jader Filho (Cidades) e Luiz Marinho (Previdência e Trabalho).

Depois de pousar em Bacabal, a comitiva fez um sobrevoo, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, nas áreas mais prejudicadas em Trizidela do Vale e Pedreiras e, na sequência, retornou a Bacabal, onde visitou um abrigo na Paróquia Santa Terezinha.

Autor