Prédio do STF, depredado por golpistas, está reformado

Conclusão está prevista para a próxima terça-feira (18); data relembra 100 dias da invasão e coincide com o início do julgamento das 100 primeiras denúncias da PGR

Lavagem da Estátua da Justiça, localizada na área externa do STF; durante ato golpista, monumento foi vandalizado | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Durante abertura da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (12), a ministra Rosa Weber, anunciou que a reforma do edifício-sede da Corte será concluída na próxima terça-feira (18), após ter sido depredado durante os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

A data escolhida coincide os 100 dias da invasão, com o início do julgamento das primeiras 100 denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os envolvidos nos atos.

>> Vídeo mostra como ficou o STF após a invasão

Rosa Weber explicou que, apesar dos danos causados ​​pelos golpistas, a depredação acabou fortalecendo a democracia e que o ocorrido nunca mais deve se repetir.

“Essa data, o dia da infâmia, 8 de janeiro, sem similar na história desta Corte, há de ser relembrada sempre para que nunca mais se repita.”, afirmou.

Segundo a ministra, a reforma do segundo andar, onde estão localizadas a diretoria-geral e a assessoria de comunicação, será finalizada na próxima semana. Em março, foi entregue a reforma do terceiro andar, onde ficam as salas da presidência da Corte.

O salão-nobre, que faz parte do segundo andar e é utilizado para recepção de autoridades, permanecerá sendo reparado por restauradores do próprio Supremo e de universidades federais devido aos estragos causados ​​em obras de arte e lustres. O plenário, no térreo, está em funcionamento desde 1º de fevereiro.

Julgamentos

A próxima semana também marcará o julgamento de 100 pessoas denunciadas pelos envolvimentos nos atos de golpistas d 8 de janeiro. A audiência será realizada no plenário virtual da Corte entre terça-feira (18) e segunda-feira (24).

Os casos dizem respeito aos primeiros acusados ​​denunciados pela PGR em janeiro e fevereiro por participarem da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

__
com informações da Agência Brasil

Autor