Petrobras debate alteração na política de preços para diesel e gasolina

Comunicado da companhia indica que tema será discuto nesta semana pela diretoria-executiva; existe margem para queda de preços e debate sobre PPI

Foto: Agência Petrobras/Geraldo Falcão

Na tarde de domingo (14), a Petrobras publicou um comunicado em que confirma que discute de forma interna possíveis alterações nas políticas de preços de diesel e gasolina. A diretoria-executiva da companhia analisará no começa dessa semana uma nova estratégia comercial que pode resultar em alteração na política de preço dos combustíveis.

Conforme a nota “eventuais mudanças estarão pautadas em estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”.

O comunicado endossa o posicionamento do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que na última sexta-feira (12) mencionou que ocorreria o debate e que o centro dele opõem estabilidade na política de preço contra volatilidade.

Leia também: Petrobras permanece na Bahia e no Rio Grande do Norte

“Não precisamos voltar ao tempo em que não houve nenhum reajuste no ano. Em 2006 e 2007 aconteceu isso. E também não precisamos viver dentro da maratona de 118 reajustes para um combustível, como foi em 2017, o que levou a uma crise enorme”, afirmou, em coletiva de imprensa.

O governo Lula tem criticado o Preço de Paridade de Importação (PPI) utilizado pela Petrobras, pois segue a variação do dólar e cotação internacional. Existe a expectativa sobre alguma mudança no PPI.

Segundo a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), o preço diesel e da gasolina estão mais caros no Brasil do que fora do país. O preço da gasolina está até 17% mais caro, em comparação com o mercado internacional, e o diesel 12%, o que abre margem para queda dos preços.

*Informações Carta Capital e Estadão. Edição Murilo da Silva.

Autor