Lula se reunirá com Papa e com presidentes da Itália e França

Em Paris, o presidente participará do Power Our Planet, no Campo de Marte, atendendo ao convite feito pelo vocalista Chris Martin, do Coldplay

Lula no encontro que teve com o vocalista Chris Martin, do Coldplay (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Palácio do Planalto divulgou uma extensa agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana na Europa. Ele viaja na noite desta segunda-feira (19) para a Roma onde, na terça-feira (20), reúne-se com o professor e sociólogo italiano Domenico Mais.

Na quarta-feira (21), o presidente terá encontros com o Papa Francisco, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Na quinta-feira (22), o presidente estará em Paris onde participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e de um jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron aos chefes de delegação participantes do evento.

Leia mais: Lula cobra promessa ambiental de US$ 100 bilhões dos países ricos

A Global Citizen, organizadora do evento, distribuiu nota sobre a presença do brasileiro no evento: “Sua liderança na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global é fundamental para conduzir as mudanças impactantes necessárias para ajudar um mundo em crise”. 

Na capital francesa, Lula ainda participará do Power Our Planet, no Campo de Marte, atendendo ao convite feito pelo vocalista e instrumentista Chris Martin, do Coldplay. O presidente fará um discurso no evento.

Na sexta-feira (23), ainda em Paris, Lula comparecerá ao Diálogo de Alto Nível da Cúpula e depois almoça com Macron.

Lula disse que o encontro no Vaticano partiu de uma iniciativa sua. “Tomei a liberdade de ligar para o Papa e pedi para visitá-lo. Quero conversar sobre a guerra e sobre a desigualdade no mundo. Eu já tinha feito uma visita ao Papa antes da pandemia e falamos sobre o combate à fome. É preciso uma consciência mundial para nos indignarmos contra a fome no mundo. O problema não é falta de produção de alimentos”, afirmou.

Com os presidentes da Itália e França, o presidente deve discutir o conflito entre Ucrânia e Rússia, a questão ambiental e acordo entre Mercosul e União Europeia.

Autor