Rosa Weber agenda posse de Zanin no STF para 3 de agosto

Indicação do advogado à Corte foi aprovada no Senado por 58 votos a 18

Zanin visitou a presidenta do Supremo, Rosa Weber, nesta quinta [Foto: STF]

A posse do advogado Cristiano Zanin no STF (Supremo Tribunal Federal) será em 3 de agosto, logo após o recesso do Poder Judiciário. A informação foi confirmada pelo próprio STF na noite desta quinta-feira (22). A indicação do magistrado para a Corte foi aprovada no Senado, nesta quarta (21), por 58 votos a 18.

Um dia depois, Zanin visitou a presidenta do STF, ministra Rosa Weber, com quem se reuniu por 40 minutos. “Depois do encontro, no intervalo da sessão Plenária, a presidente do STF e Zanin se reuniram com os demais ministros da Corte. O futuro ministro também conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre o funcionamento de seu gabinete”, informou o Supremo, em nota.

Aos 47 anos, Zanin substituirá no STF o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Como a aposentadoria compulsória dos membros do Supremo é aos 75, Zanin pode exercer a função por 28 anos.

Ele foi indicado à Corte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem Zanin foi advogado de defesa nos processos da Operação Lava-Jato. Sua brilhante atuação no processo, somada ao perfil garantista, foi uma das bases para a votação expressiva no Senado.

Ainda na quarta-feira, ministros do STF parabenizaram o advogado e novo colega de Corte. Rosa Weber, por exemplo, disse ter recebido “com alegria” o resultado da sessão no Senado. “Com uma carreira brilhante na advocacia, estou certa de que contribuirá para o fortalecimento da democracia constitucional em nosso país”, registrou a ministra.

Outros ministros destacaram as qualidades de Zanin. “Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades”, disse Luís Roberto Barroso. “O Dr. Cristiano Zanin é muito merecedor dessa aprovação. Distinto no trato e equilibrado em suas posições, antevejo uma brilhante trajetória no Supremo Tribunal Federal”, afirmou Gilmar Mendes.

Para Alexandre de Moraes, a aprovação de Zanin foi “merecida” – e “o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”. Dias Toffoli agregou que o advogado “com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza”, “honrando a Corte e honrando o Brasil”.

Segundo Edson Fachin, “a indicação do Dr. Cristiano Zanin é gesto de deferência do Presidente da República com este Tribunal, assim como é, por parte do Senado Federal, a sua rápida aprovação”. Até mesmo o bolsonarista André Mendonça elogiou Zanin: “Trata-se de um jurista preparado e que tem muito a contribuir com o Sistema de Justiça em nosso país”.

Autor