Sistema vai monitorar biomas para evitar desmatamento

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ferramenta vai investigar motivos e apontar causas da derrubada de árvores, como garimpo ou pecuária

Foto: MMA

Com o objetivo de identificar possíveis causas do desmatamento e, assim, combatê-lo de maneira mais eficiente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou a expansão do monitoramento de biomas brasileiros. 

A iniciativa se dará por meio da ferramenta TerraClass, que usa como base dados de satélites e que, além da Amazônia, passará a acompanhar outras regiões. Enquanto os programas Prodes e Deter fazem o mapeamento das áreas desmatadas, o TerraClass investiga os motivos e aponta as possíveis causas da derrubada de árvores, como garimpo ou pecuária.

“O MCTI é parceiro do Ministério do Meio Ambiente neste controle do desmatamento através dos programas Prodes e Deter. Mas queremos expandir o TerraClass, que permite um outro olhar do que está ocupando o espaço desmatado. O MCTI está expandindo essa ferramenta para outros biomas, e vamos disponibilizar a ferramenta para ter um olhar diferenciado em relação ao desmatamento”, disse a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Marcia Barbosa, durante o anúncio, feito na quinta-feira (6), em entrevista coletiva.

Leia também: Desmatamento na Amazônia cai 33% no primeiro semestre de governo Lula

Na mesma ocasião, foram apresentados dados do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que mostraram queda de 33,6% do desmatamento na Amazônia no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior.  A diminuição ocorre após alta de 54% de agosto a dezembro de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

“A redução do desmatamento na Amazônia se deve a um conjunto de ações que vão desde o aumento da fiscalização, dos embargos feitos pelo Ibama, ações coordenadas juntos com os estados e um processo de dissuasão de que não haverá conivência com a criminalidade. Isto tem um efeito positivo para a redução do desmatamento”, destacou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Por outro lado, o Cerrado registrou aumento de 21% no desmatamento, o que indica a necessidade de ampliar o acompanhamento de outros biomas a fim de aumentar a preservação. 

Leia também: Maio tem recorde de alertas de desmatamento no Cerrado

Com informações dos ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente

(PL)

Autor