Jornal destaca como Sócrates se tornou ícone mundial

A imagem do Dr. Sócrates está em diversas partes do mundo pelos seus ideais democráticos e ganha cada vez mais respeito em um futebol moderno permeado por interesses

Reprodução Getty Images

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (1954 – 2011), o Dr. Sócrates não é apenas um ídolo nacional e dos corinthianos: é de todo o mundo. Nas últimos décadas a imagem do ‘Magrão’ ou ‘Calcanhar de Ouro’ – outros apelidos do atleta -, conquistou fãs em outros países.

O jornalista Ricardo Viel, no Valor, destaca essa idolatria em outros cantos do planeta. Em seu texto destaca o podcast de Studio Sócrates, feito pelo holandês Daan Sutorius com um amigo para homenagear o craque e divulgar histórias de míticas sobre o futebol.

A paixão de Sutorius começou ao ser comparado a Sócrates, quando jogava a terceira divisão holandesa pelo AFC Amsterdam. Ele não conhecia o Doutor. Quando pesquisou se encantou, leu biografias e se tornou mais um fã não só do futebol de Sócrates, mas também do seu estilo de vida e opiniões políticas.

Sócrates em manifestação das Diretas Já no vale do Anhangabaú. Imagem: TV Globo

No texto de Viel ainda é destacado que a imagem de Sócrates ilustra paredes de um estádio de uma equipe amadora na Holanda, muros de Atenas, na Grécia, em tatuagens de boleiros portugueses, ou mesmo uma capa de revista esportiva alemã. A imagem é clássica: cabelo e barba compridos, faixa na cabeça e semblante altivo.

O autor ainda diz que a imagem, puxada ora para Che Guevara, ora para Jesus Cristo, também estampa camisetas, bonês, bonecos e pôsteres pelo mundo.

O seu irmão, outro craque de bola, Raí, observa que a imagem do Magrão tem ganhado mais força com o tempo e que recebe fotos de amigos quando encontram algo relacionado ao Dr. em lugares inimagináveis.

A idolatria é tanta que a revista France Football, responsável pela Bola de Ouro, criou o Prêmio Sócrates, em 2022, para reconhecer ações solidárias realizadas no universo do futebol. Raí foi o responsável por entregar a premiação e não perdeu a oportunidade de falar de que lado Sócrates estaria nas eleições brasileiras de 2022, em seguida fez um “L” com a mãe, em referência a Lula, ao lado da imagem do irmão.

Reprodução Bola de Ouro

Em 2017, o MST inaugurou o campo de futebol Dr. Sócrates, em Guararema, cidade do interior de São Paulo (SP), junto a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Na ocasião 1500 pessoas estiveram presentes, entre elas o presidente Lula e os cantores Chico Buarque, Lirinha, Mano Brown e Otto.

Leia também: Futebol, Samba e Luta: MST inaugura campo em homenagem a Sócrates

Foto: Foto: Júlia Dolce/MST

Na última sexta-feira (28), Raí esteve reunido com a militância do MST para falar sobre futebol e a luta pela Reforma Agrária, além de debater a construção de projetos, reafirmando os compromissos sociais de Sócrates.

Livros, série e inteligência

O jornalista escocês Andrew Downie lançou, em 2017, a biografia “Doutor Sócrates”, que já foi publicada em dezenas de países em diferentes línguas. Para ele a importância do atleta só aumenta porque o futebol, assim como na sociedade, carece de líderes autênticos e preocupadas com causas relevantes, que não agem somente pelo dinheiro.

Além dessa biografia, uma outra mão cheia de livros sobre Sócrates pode ser encontrada fora do Brasil. Existem publicações sobre ele, principalmente na Itália, onde jogou pela Fiorentina. O diretor de Central do Brasil, Walter Salles, prepara uma série documental sobre a vida do Doutor.

Leia também: Sócrates: “Fidel representa o meu sonho de sociedade”

Para Diego Barcala da revista de futebol espanhola “Libero”, os ideais de Sócrates até mesmo superam o que ele fez dentro de campo, muito por causa do frisson que foi a Democracia Corinthiana, quando lutou pelo voto direto em desafio aberto contra a ditadura militar brasileira, em 1984.

Corinthians campeão do Paulista de 1982 (Foto: Divulgação/Corinthians)

O craque nacional que carrega no nome sua origem disputou duas Copas do Mundo, foi eleito o melhor jogador do Brasil e das Américas e ainda se formou em medicina. O jornal inglês “The Guardian” o listou como um dos seis atletas mais inteligentes da história, destaca o Valor.

*Informações Valor e MST. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor