Com Xuxa e Zé Gotinha, Ministério da Saúde lança campanha para ampliar vacinação

O dia “D” será 26 de agosto, sábado, quando todos os esforços para a multivacinação de crianças e adolescentes serão somados nas unidades básicas de saúde (UBS)

Imagem: Ministério da Saúde

A multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos terá uma grande mobilização nacional para recuperar os índices aceitáveis de imunização – que foi colocada de lado durante o governo Bolsonaro, oferecendo grande risco à saúde pública.

Na última quinta-feira (17), o Ministério da Saúde lançou uma grande campanha com a cantora Xuxa e o Zé Gotinha, criado pelo artista plástico Darlan Rosa, em 1986.

A apresentadora conhecida como ‘rainha dos baixinhos’ é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação e participou voluntariamente de todo o material da campanha que terá veiculação em emissoras de rádio e TV aberta, redes sociais e outdoors em todo o Brasil.

Todos os esforços serão somados para que o dia 26 de agosto, sábado, seja o Dia D de divulgação e mobilização nacional pela multivacinação. Na ocasião haverá um grande esforço dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizarem a vacinação em massa do público-alvo nas unidades básicas de saúde (UBS).

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do ministério, Eder Gatti, reforçou ao público a segurança dos imunizantes. “Lembramos que as vacinas são seguras e salvam vidas. O Programa Nacional de Imunizações [PNI] conta com o apoio de especialistas pautados pela ciência para a tomada de decisões.”

Em nota, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou sobre o risco de as doenças já eliminadas no Brasil voltarem, como a poliomielite. “Com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes.”

Assista ao vídeo da campanha:

Confira o aqui calendário com as datas de vacinação em cada estado.

*Informações Ministério da Saúde e Agência Brasil. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor