Memorial da Pandemia de Covid-19 será criado pelo Ministério da Saúde

O espaço de reflexão e memória ficará no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. Uma comissão ficará responsável pelo projeto e implantação

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Como forma de promover a reflexão e a memória, o Ministério da Saúde definiu na última quarta-feira (1) a criação Memorial da Pandemia de Covid-19.

De acordo com a Portaria assinada pela ministra Nísia Trindade, o memorial ficará no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, sendo um espaço destinado para se pensar as “consequências, enfrentamento e superação desse grave acontecimento, na perspectiva de se estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.”

Leia também: Governo quer vacinar mais para frear internações crescentes por covid

O local terá caráter educativo, conforme aponta a portaria, e deve preconizar a transmissão de conhecimento no campo da saúde. O Ministério definirá uma Comissão para elaborar o projeto do Memorial da Pandemia de Covid-19 e sua implantação.

A Comissão terá o objetivo de:

I – conceber e propor o projeto do Memorial […];

II – conceber uma política nacional de preservação da memória da Pandemia de Covid-19;

III – acompanhar a instalação e elaborar desenho de atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Memorial, indicando potenciais parceiros; e

IV – definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do Ministério da Saúde e de outros órgãos ou pessoas externas que poderão contribuir com o projeto.

Vacinação covid

Durante a semana o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de 2024.

A iniciativa coloca a imunização contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação, com priorização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos e idosos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.