Luisa lidera no Equador apesar de cenário instável, apontam pesquisas

Mais: O mundo paralelo de Javier Milei / De mãos dadas por Cuba / PC da Irlanda faz a elegia de Sinéad O’Connor, entre outras notas.

A agência FP informou que Luisa González, do Movimento Revolução Cidadã, lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais deste domingo (20) no Equador, segundo duas pesquisas recentes cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (16). Luisa lidera a pesquisa da Cedatos com 24% e a da Comunicaliza com 24,9%. Ambas as empresas são autorizadas a realizar pesquisas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Segundo Cedatos, o ex-jornalista e ex-deputado Fernando Villavicencio, que foi morto a tiros por um pistoleiro colombiano há uma semana, quando saía de um comício no norte de Quito, ficou em segundo lugar com 12,5%. Jan Topic (12,2%), representante da extrema-direita, segue em terceiro lugar. Em quarto lugar aparece Yaku Pérez (8,1%), e depois o ex-vice-presidente Otto Sonnenholzner (5,1%) e os outros três candidatos, segundo pesquisa realizada de 7 a 9 de agosto e que tem uma margem de erro de 3,1%. Como se vê, a pesquisa da Cedatos foi realizada antes do assassinato de Villavicencio. Na pesquisa da Comunicaliza, feita de 11 a 12 de agosto, portanto depois do crime, Luisa se mantêm estável (24% e 24,9%), mas Jan Topic sobe para segundo com 21,7% dos votos, à frente de Villavicencio (14,5%), Sonnenholzner (8,2%) e Pérez (5,8%). A margem de erro desta pesquisa é de 1,62%. Como informamos na Súmula desta quinta-feira (17), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador aprovou o registro de Christian Zurita como candidato presidencial do Movimento Construye, substituindo Fernando Villavicencio. É bom ressaltar que no caso da Argentina todos os institutos de pesquisa erraram feio e não detectaram a votação do neofascista Javier Milei. A média das entrevistas apontava que Milei teria 16% dos votos e a pesquisa que chegou mais perto cravou 20%, sendo que o extremista de direita chegou em primeiro com 30%, revelando talvez uma característica de voto silencioso e/ou envergonhado na extrema-direita, o que no caso do Equador pode dar, infelizmente, esperanças à Jan Topic que, inclusive, segundo a Comunicaliza, estaria crescendo. Luisa González está confiante e postou, nesta sexta-feira (18), uma mensagem de esperança na rede X: “Neste 20 de agosto, iniciaremos a reconstrução da Pátria, devolvendo a cada uma das famílias, segurança, emprego, saúde e oportunidades. Vamos juntos rumo ao ressurgimento desse maravilhoso Equador!”. O Partido Comunista do Equador emitiu um comunicado apelando ao voto em Luisa González: “Nosso chamado a votar nos deputados Luisa González-Andrés Arauz e RC5 (sigla de Chapa Eleitoral da Revolução Cidadã, n. do ed.) – A poucas horas da votação para as eleições presidenciais e parlamentares, o Partido Comunista do Equador conclama os cidadãos a fazer deste processo cívico um avanço histórico a favor da recuperação da Pátria e de tornar o Equador verdadeiramente independente, soberano e democrático”.

O mundo paralelo de Javier Milei

Criar, em escala industrial, realidades paralelas nas quais suas loucas teorias encontram justificativas é uma característica do fascismo no mínimo desde que os nazistas imprimiram milhões de exemplares dos “Protocolos dos Sábios de Sião”, um panfleto antissemita que “revelava” os planos dos judeus para destruir a civilização ocidental e conquistar o mundo (e que, aliás, enganou muita gente). Em entrevista à Bloomberg, nesta quarta-feira, o neofascista Javier Milei declarou que pode “congelar” as relações com Pequim, já que na China, segundo ele, as “pessoas não podem fazer o que querem, e quando fazem são assassinadas” e completou, dirigindo-se ao entrevistador: “você faria comércio com um assassino?”, perguntou. Ao ser lembrado da importância comercial para a Argentina das relações com a China, Milei apressou-se a garantir que não quebraria contratos em andamento, o que não deixa de ser uma contradição. “Você manterá contratos com assassinos?”, poderia ter ironizado o entrevistador. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, respondeu que se Milei visitasse o país asiático “ele teria uma conclusão completamente diferente sobre liberdade“. Uma resposta educada e ao mesmo tempo mordaz. Não existe nada mais ameaçador para uma mentalidade fascista do que uma boa dose de realidade.

De mãos dadas por Cuba

Diversas entidades lançaram, nesta quinta-feira, a campanha “De Mãos Dadas por Cuba”, que visa arrecadar recursos para a ilha, vítima de um cerco ilegal e criminoso do imperialismo estadunidense. A campanha é uma iniciativa de entidades como o CEBRAPAZ, REDH, MST, MBSC e Câmara Empresarial Brasil-Cuba, entre outras. No texto de lançamento é dito que “estamos mais uma vez de mãos dadas, irmanados na força da Solidariedade, buscando juntar milhares de mãos, como elos inseparáveis para abraçar e acolher o altivo e bravo Povo Cubano, nas suas necessidades mais elementares”. Para contribuir, faça um pix para o CNPJ da Câmara Empresarial Brasil-Cuba: 34.131.511/0001-64 ou deposite sua contribuição direto na conta da entidade: Banco do Brasil – Agência 4770-8 – Conta Corrente: 13.844-4. Para Jamil Murad, presidente do CEBRAPAZ (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) “toda a ajuda que Cuba receba ainda é pouco pelo exemplo constante de solidariedade e humanismo que a heroica ilha socialista representa. Ao longo da história de sua gloriosa revolução, Cuba resiste há mais de 60 anos de cerco e bloqueio e continuará resistindo até a vitória final, graças também aos amigos de todo o mundo”, afirmou o respeitado líder anti-imperialista.

Putin chama países independentes a construir sistema de defesa “indivisível”

Durante a Feira Internacional do Exército, que começou em Moscou na última segunda-feira (14) e termina neste domingo, o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin defendeu a formação de alianças tecnológicas na área de defesa com países que seguem uma trajetória de desenvolvimento independente. Segundo a agência Sputnik, o líder russo convidou todos os países do mundo a construírem juntos um sistema de segurança indivisível que forneça proteção a cada nação. Putin enfatizou que a Rússia propõe aos seus parceiros mundiais consolidar a cooperação no campo da defesa, especificamente através de treinamento profissional e exercícios militares conjuntos. Referindo-se à feira internacional do Exército, o presidente russo enfatizou que o evento facilitará o fortalecimento da associação em prol da segurança e estabilidade no mundo multipolar. Putin destacou a participação de mais de 80 empresas de vários países, incluindo Belarus, China, Irã e outros. O presidente convidou os participantes a observar os equipamentos avançados de inteligência artificial para uso civil oferecidos pelas empresas de defesa russas.

PC da Irlanda faz a elegia de Sinéad O’Connor: Uma lutadora internacionalista

O Partido Comunista da Irlanda publicou um artigo, de autoria de Clover Carrol, no site do partido, Socialist Voice (Voz Socialista), elogiando a trajetória da cantora Sinéad O’Connor, que morreu em 26 de julho, aos 57 anos. Leia os principais trechos: “Sinéad O’Connor era bem conhecida por sua carreira musical, mas também era uma ativista e republicana comprometida. Em um de seus shows em 1990 nos Estados Unidos, ela abordou as autoridades para exigir que o hino nacional dos Estados Unidos não fosse tocado. Isso resultou em várias estações de rádio boicotando sua música. Ela escreveu em suas memórias que Frank Sinatra ‘opinou que eu deveria levar uma surra, o que é preocupante porque estou hospedada no mesmo hotel que ele. Podemos nos encontrar no elevador, e estou pensando que meu pai em Dublin não vai ficar muito satisfeito se eu disser a ele que tive que, em legítima defesa, dar uma surra no velho Olhos Azuis’. Em 1991, ela boicotou o Grammy Awards, dizendo que não queria ‘fazer parte de um mundo que mede a habilidade artística pelo sucesso material’. Em outubro de 1992, no programa de televisão americano ‘Saturday Night Live’, ela cantou uma versão à capela da música ‘War’, de Bob Marley, e seguiu a apresentação rasgando uma foto do Papa João Paulo II enquanto dizia aos espectadores para ‘lutar contra o verdadeiro inimigo’. Isso despertou reações extremamente negativas, como o ator americano Joe Pesci alegando que ‘teria dado a ela um grande tapa’, bem como dois homens atirando ovos em O’Connor depois que ela deixou o prédio e a NBC a baniu para sempre. Isso foi antes de haver conhecimento generalizado dos encobrimentos da Igreja Católica sobre o abuso de crianças. A Igreja Católica na Irlanda tem um histórico de abuso de mulheres (…) O’Connor arriscou sua carreira na música para pressionar as pessoas a enfrentar o abuso que vinha acontecendo há anos. Quando se tratava da Palestina ocupada, ela foi franca em sua posição, dizendo: ‘Ninguém com sanidade, inclusive eu, teria nada além de simpatia pela situação palestina. Não há uma pessoa sã na terra que de alguma forma sancione o que as autoridades israelenses estão fazendo. Ela cancelou um show que faria na Palestina ocupada para mostrar sua oposição à ocupação. A franqueza de O’Connor sobre a causa palestina reflete como muitos irlandeses se sentem sobre isso. Ela igualmente apoiou a comunidade de refugiados da Irlanda. Depois de receber o prêmio inaugural de Álbum Irlandês Clássico no RTE Choice Music Awards no início deste ano, ela foi aplaudida de pé ao dedicar o prêmio pelo álbum I Do Not Want What I Haven’t Got a ‘todo e qualquer membro do grupo de refugiados da Irlanda’. Ela chegou a se inscrever para ingressar no Sinn Féin*, mas ao se encontrar com membros do partido retirou seu pedido, pois acreditava que eles não levavam a sério o fim da separação. Com uma vida de ativismo colocando sua carreira em risco, com muitos de seus colegas e outros atores famosos ameaçando violência física e reações públicas vigorosas, não é de admirar a declaração de (James) Connolly de que ‘apóstolos da liberdade são sempre idolatrados quando mortos, mas crucificados quando vivos,’ o que poderia perfeitamente ser dito sobre ela. Ela enfrentou os opressores, defendeu as comunidades oprimidas na Irlanda e internacionalmente, e enfrentou duras críticas. Como a maioria das mulheres na história que fizeram o mesmo, foi rotulada como louca por aqueles que se recusaram a acreditar no que dizia e foi esquecida quando provou que estava certa”.

* “Nós mesmos”, em gaélico. Partido independentista da Irlanda do Norte, antigo braço político do extinto grupo armado Exército Republicano Irlandês (IRA). Em 2022 venceu as eleições legislativas na Irlanda do Norte, que continua sob domínio britânico, e pediu um “debate honesto” sobre sua proposta de reunificação com a independente República da Irlanda (Eire – que significa Irlanda em gaélico), ponto principal de sua plataforma política.

Rússia apela aos militares ucranianos: “rebelem-se contra junta de bandidos ou rendam-se”

A agência Sputnik News reporta que Maria Zakharova, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, recomendou aos soldados das Forças Armadas da Ucrânia que virassem suas armas contra o regime de Kiev ou se rendessem. A mensagem da diplomata foi divulgada no site do ministério nesta sexta-feira. “Àqueles militares ucranianos que – temos certeza – entendem a natureza criminosa da junta de bandidos que tomou seu país, recomendamos com insistência que virem suas armas contra ela ou se rendam às nossas tropas“, disse Zakharova. Ela acrescentou que, nesses casos, o tratamento humano digno aos militares ucranianos será garantido.

Autor