Guatemala elege presidente Bernardo Arévalo, em vitória da esquerda

Filho do ex-presidente Juan Arévalo, eleito após a revolução de 1944, Bernardo assume a presidência em janeiro de 2024. Ele obteve mais de 59% dos votos

Foto: Reprodução

O candidato de centro-esquerda Bernardo Arévalo, do partido Movimento Semilla, foi eleito neste domingo (20) presidente da Guatemala. Com 100% das urnas apuradas, Arévalo obteve 58% (2.441.661 votos) dos votos válidos ante 37,2% (1.567.472 votos) de Sandra Torres, da Unidad Nacional de la Esperanza (UNE).

Arévalo assume a presidência da República guatemalteca em 14 da janeiro de 2024. O comparecimento às urnas foi de 45%, abaixo dos 60% no primeiro turno.

“Esta vitória não é nossa, é de vocês. Esta vitória é do povo guatemalteco e agora unidos lutaremos contra a corrupção”, disse Arévalo na primeira entrevista coletiva após a confirmação dos resultados.

Filho de Juan José Arévalo, o primeiro presidente eleito após a Revolução de 1944 na Guatemala, Bernardo Arévalo chegou à corrida eleitoral descreditado e como um candidato nanico.

No entanto, após uma série de investidas judiciais contra o Movimento Semilla, e outras quatro candidaturas, Arévalo chegou ao segundo turno das eleições atingindo 654.534 votos (11,77%). Sua adversária, Sandra Torres foi a vencedora da “primera vuelta” com 881.592 (15,86%).

Sociólogo de formação, Arévalo nasceu em Montevidéu durante o exílio de seus pais no Uruguai. O futuro presidente da Guatemala Arévalo fez do combate à corrupção o foco central de sua campanha.

Durante o período eleitoral, o candidato definiu a democracia guatemalteca como frágil e repetidamente atormentada por governos assolados por escândalos. Arévalo relembrou como a Guatemala passou da implementação de estratégias anticorrupção inovadoras para a perseguição contra juízes e promotores.

“O povo da Guatemala falou de forma contundente […] basta de tanta corrupção”, disse Arévalo. “Vamos fazer um governo que se preocupa com todas as pessoas, independentemente das diferenças e para garantir que as instituições conquistem sua confiança”, acrescentou.

Governo brasileiro parabenizou Arévalo

O governo brasileiro parabenizou nesta segunda (21) o candidato Bernardo Arévalo, do Movimento Semente, pela vitória no segundo turno das eleições da Guatemala.

“Ao felicitar as autoridades e o povo guatemalteco pela realização do segundo turno do pleito presidencial, o governo brasileiro cumprimenta o senhor Bernardo Arévalo por sua eleição”, diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.  

Autor