Fifa abre investigação contra presidente da federação espanhola

Entidade cita possível “comportamento ofensivo” após Luis Rubiales ter beijado à força a jogadora Jenni Hermoso durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina

Luis Rubiales, presidente da federação espanhola de futebol, durante evento para as campeãs | Foto: Getty Images

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) abriu um processo contra Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por ter beijado à força a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, no último domingo (20), na Austrália.

Segundo informações da Reuters, a organização destacou que “os eventos podem constituir claramente o artigo 13, parágrafos 1 e 2 do Código Disciplinar da Fifa”. Esses parágrafos se referem à violação de regras de conduta e comportamentos ofensivos. A atitude de Rubiales levou a acusações de comportamento inapropriado e levantou questões sobre o respeito às jogadoras no esporte.

Além disso, Rubiales é alvo de denúncia por agressão sexual, aberta pelo Ministério Público da Espanha nesta quarta-feira (23), bem como duas investigações do Conselho Superior de Esportes. A Liga Profissional Feminina de Futebol da Espanha também pediu sua demissão do cargo.

Entenda o caso

A seleção espanhola de futebol feminino ganhou a Copa do Mundo após vencer a Inglaterra por 1 x 0. Durante a cerimônia de premiação, Rubiales cumprimentou Jenni Hermoso, atleta da equipe, no pódio, agarrando a cabeça dela entre as mãos e beijando-a à força. O ato, que foi registrado em vídeo, ganhou repercussão mundial com críticas generalizadas e com o Ministro da Igualdade da Espanha classificando-o como “violência sexual”.

Luis Rubiales beija Jenni Hermoso na boca durante comemoração pelo título da Copa do Mundo – Reprodução

As acusações ganharam mais força após a jogadora assumir, durante uma live, que não gostou da atitude do dirigente: “É… Eu não gostei. Mas o que eu poderia fazer ali?”, disse Hermoso.

Na segunda-feira (21), Rubiales pediu desculpas e disse que o gesto foi apenas um “carinho entre amigos”.

Apesar das desculpas públicas de Rubiales após o incidente, a pressão de opinião pública, autoridades e entidades esportivas aumentaram. A situação levanta questões sobre o tratamento das mulheres no esporte e a necessidade de uma cultura esportiva mais respeitosa e inclusiva.

__
com agências

Autor