Padre Júlio Lancellotti recebe medalha da Ordem do Mérito

Título foi concedido ao sacerdote como reconhecimento por sua atuação social de assistência a pessoas em situação de rua

Paulo Pinto/Agência Brasil

O Padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, recebeu a medalha da Ordem do Mérito, no Grau Grã-Cruz, concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em reconhecimento aos seus relevantes serviços na área da Justiça e pela sua atuação em defesa das populações desprotegidas socialmente. A cerimônia de premiação ocorreu em uma capela na zona leste de São Paulo.

Durante a cerimônia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou a importância do trabalho social realizado por Padre Júlio, enfatizando que a justiça social e a segurança pública estão interligadas, pois a verdadeira segurança só é alcançada quando há plenitude de direitos para todos na sociedade.

Leia também: Lula homenageia padre Julio Lancellotti com medalha

Padre Júlio Lancellotti é conhecido por sua dedicação à assistência de pessoas em situação de rua e atua nessa área há 40 anos. Em seu sermão durante a missa, ele ressaltou a falta de acesso à água potável para essa população em várias regiões do Brasil e defendeu uma justiça social que garanta o necessário para a vida de todas as pessoas.

A decisão de condecorar Padre Júlio com a medalha da Ordem do Mérito Grã-Cruz veio após relatos de ameaças contra ele em agosto. O pedido para a premiação partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o ministro Flávio Dino. O autor das ameaças foi identificado após análise das imagens das câmeras de vigilância, e o caso foi registrado como injúria e ameaça.

Leia também: Congresso promulga Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe arquitetura hostil

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, também elogiou a atuação de Padre Júlio Lancellotti, descrevendo-o como um “farol” para as ações de sua pasta. Ele enfatizou que o trabalho social do padre é inspirador e destaca a importância dos princípios positivos que Padre Júlio promove.

Autor