Dino coloca PF na investigação sobre assassinato de médicos no Rio de Janeiro

Ministro observa que execução pode ter ligação com atividade parlamentar, pois uma das vítimas é irmão da deputada Sâmia Bonfim e cunhado do deputado Glauber Braga

Reprodução/TV Globo

Na madrugada de quinta-feira (5), três médicos foram assassinados a tiros na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, enquanto estavam em um quiosque. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações.

Entre os mortos está o médico ortopedista Diego Ralf Bonfim, de 35 anos, irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (Psol-SP). Ele estava com um grupo de outros ortopedistas que participavam de um Congresso na cidade.

Também faleceram os médicos Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos, e Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, do quadro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Uma quarta vítima foi atingida pelos disparos e foi encaminhada para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, em quadro estável.

De acordo com Dino, a motivação do crime pode ter relação com a atuação parlamentar de Sâmia e de Glauber Braga (Psol-RJ), cunhado de Diego.

“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”.

Ainda conforme o ministro nas redes sociais, ele conversou com o governador Cláudio Castro e o secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, irá ao Rio de Janeiro.

“Sobre a execução dos médicos, conversei agora com o governador do Rio, Cláudio Castro. Polícia Civil já realizando diligências investigatórias. Polícia Federal também. Secretário Executivo do MJ, Ricardo Cappelli, irá ao Rio e reunirá com a direção da PF e com o governo do Estado. Eu estou indo para a Bahia, reforçar ações lá. Reitero a minha solidariedade aos familiares de todas as vítimas”.

O presidente Lula lamentou o caso e prestou solidariedade aos familiares:

“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso”.

A investigação é realizada pela Delegacia de Homicídios e a Polícia Civil já realizou perícia e já colhe depoimentos das testemunhas. Pela análise de câmeras e relatos dos presentes, a morte dos médicos foi execução.