Lucro interessa mais às “grandes potências” do que o clima, diz papa

Segundo Francisco, padrão de desenvolvimento imposto pelo Ocidente não leva em conta as preocupações ambientais

Foto: Cristian Gennari

Ávidos pelo lucro, os países ricos se omitem diante das mudanças climáticas. A denúncia é do papa Francisco, que divulgou nesta quarta-feira (4) a exortação apostólica Laudate Deum (“Louve a Deus”). O documento já é considerado a continuação da encíclica Laudato si (“Louvado sejas”), escrita pelo pontífice em 2015. A data foi escolhida por ser Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da natureza.

Segundo Francisco, o padrão de desenvolvimento imposto pelo Ocidente não leva em conta as preocupações ambientais. “A origem humana da mudança climática já não se pode pôr em dúvida. Nos últimos 50 anos, a temperatura aumentou a uma velocidade inédita, sem precedentes nos últimos 2 mil anos”, diz o papa. Segundo ele, “o mundo está desmoronando”.

“Infelizmente, a crise climática não é propriamente uma questão que interesse às grandes potências econômicas, preocupadas em obter o maior lucro ao menor custo e no mais curto espaço de tempo possíveis”, agregou o pontífice. “A lógica do máximo lucro ao mínimo custo, disfarçada de racionalidade, progresso e promessas ilusórias, torna impossível qualquer preocupação sincera com a casa comum e qualquer cuidado pela promoção dos descartados da sociedade.”

Especialmente crítico aos Estados Unidos, o texto lembra que cada norte-americano emite, em média, duas vezes mais gases do efeito estufa do que um chinês – e sete vezes mais do que o habitante dos países mais pobres. De acordo com o papa, “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental teria um impacto significativo a longo prazo”

“Nos últimos anos, podemos notar como às vezes os próprios pobres, confundidos e encantados perante as promessas de tantos falsos profetas, caem no engano de um mundo que não é construído para eles. Incrementam-se ideias erradas sobre a chamada ‘meritocracia’, que se tornou um poder humano ao qual tudo se deve submeter, um domínio daqueles que nasceram com melhores condições de progresso”, analisou.

Aos participantes da próxima cúpula climática da ONU – a COP28, que será realizada de 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos –, o papa pediu medidas mais efetivas. “Que a cúpula leve a uma decidida aceleração da transição energética, com compromissos eficazes que possam ser monitorados de forma permanente. Essa conferência pode ser um ponto de virada, comprovando que era sério e útil tudo o que se realizou desde 1992”, concluiu Francisco.

Autor