Avião que trará brasileiros de Gaza decola para o Egito 

Voo leva purificadores de água e kits para atender emergência em Gaza. Depois, o VC-2 decola para o Cairo onde aguarda o sinal verde do governo egípcio para repatriar brasileiros

Foto: FAB

O avião VC-2 (Embraer 190) da Força Área Brasileira (FAB), que fará a repatriação dos 26 brasileiros em Gaza, decolou de Roma nesta quarta (18) em direção ao aeroporto de Al-Arish, no Egito.

Cedida pela Presidência da República para contribuir com a operação Voltando em Paz, do Itamaraty, a aeronave leva 40 purificadores de água portáteis e kits de medicamentos e insumos para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza.

O VC-2 (Embraer 190) estava parado na capital italiana desde a última sexta (13), aguardando autorização do governo egípcio para repatriar os brasileiros em Gaza.

Um grupo de 26 cidadãos brasileiros aguardam, desde o último sábado (14), a autorização do Egito para cruzar a fronteira de Rafah em segurança. O grupo está hospedado em residências alugadas pelo Itamaraty em Khan Younis e Rafah, perto dos portões de Rafah.

Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.

O VC-2 inicialmente pousará no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah. Depois de descarregar o material, o avião da FAB será deslocado para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.

Nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nessa terça-feira (17), informava que o grupo de brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza.

Autor