Apoio a palestinos no TikTok dispara após genocídio em Gaza

Mesmo nos Estados Unidos, para cada três posts favoráveis a Israel, houve oito favoráveis à Palestina

As postagens pró-Palestina no aplicativo chinês TikTok dispararam e têm quatro vezes mais views (visualizações) do que os posts pró-Israel. A informação foi revelada na terça-feira (31) pelo jornal digital Axios.

No período de 23 a 30 de outubro, as 87 mil mensagens publicadas com a hashtag #standwithPalestine (apoio à Palestina) tiveram 285 milhões de views. Já as 9 mil postagens que incluíram a hashtag #standwithIsrael (apoio a Israel) acumularam 64 milhões de visualizações nesse período. Mesmo nos Estados Unidos, para cada três posts favoráveis a Israel, houve oito favoráveis à Palestina.

A adesão à causa cresceu à medida que a resposta israelense aos ataques do Hamas culminou num genocídio na Faixa de Gaza. Em menos de um mês, os bombardeiros à região – que é um enclave palestino – deixaram 9.061 mortos, sendo 3.760 crianças e 2.326 mulheres. A informação é do Ministério da Saúde local.

Na visão do Axios, os números do TikTok “mostram como está se dando a conversa em torno da guerra numa das plataformas mais populares para jovens no mundo. Detalhe: a contagem de visualizações não é surpresa, visto que as postagens com a hashtag #StandwithPalestine superam em muito #StandwithIsrael”.

Embora seja proibido em países populosos, como a Índia, o TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Como o lobby israelense é preponderante na grande mídia internacional, as grandes plataformas se aproveitam para voltar a pressão oportunista pelo banimento de “todos os aplicativos chineses”.

Por trás da ofensiva contra o TikTok está a percepção de que, especialmente entre os jovens, o apoio aos palestinos avança. Conforme o Axios, 87% do público de posts com a hashtag #StandwithPalestine tem menos de 35 anos, contra 66% de quem vê mensagens com a hashtag #StandwithIsrael.

Autor