Mesmo com demissões suspensas, metalúrgicos mantêm greve na GM

Sindicatos lutam para garantir estabilidade no emprego para os funcionários da planta de São Caetano, além do pagamento dos dias parados

A primeira batalha foi vitoriosa. Após 13 dias de greve, o movimento sindical conseguiu reverter as 1.245 demissões anunciadas nas três fábricas paulistas da General Motors (GM) – em São José dos Campos (SP), São Caetano do Sul (SP) e Mogi das Cruzes (SP).

“A retomada dos empregos é uma vitória histórica, fruto da forte luta dos trabalhadores das três cidades. Foram 13 dias de greve e muita união em defesa dos empregos”, afirmou Valmir Mariano, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Agora, os sindicatos de trabalhadores metalúrgicos dessas três bases lutam para garantir estabilidade no emprego para os funcionários da planta de São Caetano, além do pagamento dos dias parados. Nesta segunda-feira (6), houve reunião de seis horas entre as entidades e a montadora para tratar da suspensão dos cortes. Não houve acordo sobre garantias aos trabalhadores. Haverá nova reunião na quarta-feira (8).

Em ação conjunta, os sindicatos decidiram manter a greve por tempo indeterminado, em busca de avanços nas negociações. Até o momento, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região tem concordado com as posições dos trabalhadores. Mas a GM mantém uma postura de confronto na mesa de negociações.

“A empresa continua intransigente em sua posição quanto ao pagamento dos dias parados – e também no que se refere a outras questões pertinentes ao dia a dia, para que possamos construir proposta justa e que venha a atender à necessidade dos trabalhadores. Não podemos voltar de mãos vazias, sem que haja um acordo assinado pela empresa se comprometendo com o cumprimento de todas essas questões”, diz Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano.

A GM já comunicou alguns operários sobre a reintegração. Ao todo, foram 839 desligamentos em São José, 300 em São Caetano e 105 em Mogi. Os funcionários foram avisados de suas demissões por e-mail ou telegrama em pleno final de semana. A confirmação de que voltarão ao trabalho foi comemorada com churrasco na porta das três fábricas.

Autor