PF prende golpista que usou cadeira de ministro do STF em 8/1

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão contra homem que aparece invadindo prédio do STF e sentando em cadeira de ministro

Sede do STF vandalizada por golpistas. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Mais um bolsonarista suspeito de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro foi preso pela Polícia Federal. Como parte da Operação Lesa Pátria, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Engenheiro Beltrão, no Paraná, nesta quinta-feira (9). 

Conforme vídeos analisados nas investigações, o homem alvo dessas medidas foi um dos que, além de invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), se sentou na cadeira de um dos ministros. Suas impressões digitais também foram coletadas em vidraças do Supremo. 

Leia também: Moraes pede à PF que investigue doações de R$ 17 milhões a Jair Bolsonaro

A partir da conclusão das investigações, o suspeito pode responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Lesa Pátria já cumpriu, até esta quinta-feira (9), 86 mandados de prisão e 357 de busca e apreensão e já instaurou 17 inquéritos.

Leia também: Maioria dos brasileiros apoia prisão de golpistas do 8 de janeiro, aponta pesquisa

Até o momento, 20 réus já foram condenados pelo STF devido aos ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, promovidos no dia 8 de janeiro de 2023. A mais recente condenação ocorreu nesta terça-feira (7), com o julgamento de cinco réus, com penas que vão de 14 a 17 anos de prisão, além do pagamento solidário de multa com demais condenados, no total de R$ 30 milhões, pelos danos causados ao patrimônio público.