Moraes vota por condenação de mais 29 golpistas do 8 de janeiro

Julgamento virtual vai até 5/2. Até agora, 30 bolsonaristas já foram condenadas pelo STF; penas vão de 3 a 17 anos de prisão, além de multa moral coletiva de R$ 30 milhões

Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou, nesta sexta-feira (15), pela condenação de mais 29 acusados de participar dos ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Este é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente até agora.

Denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus respondem pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado. Cada processo é analisado individualmente, a partir de denúncias também individualizadas.

Leia também: Moraes rejeita recursos de 48 réus envolvidos no ato golpista do 8/1

A ações penais são julgadas no plenário virtual, em sessão aberta até 5 de fevereiro — o período mais alargado deve-se ao recesso judicial.  Moraes votou por penas que variam de 14 e 17 anos de prisão. Os demais ministros ainda não votaram. 

Trinta bolsonaristas já foram condenadas até o momento pelo STF pelos atos antidemocráticos, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão, além de multa moral coletiva no valor total de R$ 30 milhões. 

Com informações da Agência Brasil

(PL)

Autor