Histórico: primeira Copinha feminina será realizada em dezembro

Com um atraso de 53 anos, maior competição de base do país agora terá sua edição disputada por mulheres. Serão quatro grupos e 16 equipes em partidas

Foto: Rodrigo Corsi/ Ag. Paulistão

A primeira Copa São Paulo de Futebol Junior Feminina finalmente vai deixar de ser um sonho distante para virar realidade ainda neste ano. A Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou nesta quarta (8) os grupos da primeira edição do torneio que será disputado em dezembro.

Semente histórica do futuro brilhante do futebol feminino no Brasil, o projeto da FPF põe fim ao atraso de 53 anos para a criação da Copinha Feminina, já que o torneio é disputado pelos homens desde 1969.

A Copinha é a maior competição de base do país e reuniu 128 times masculinos na sua 53ª edição. O torneio inaugura o calendário do futebol no país, sempre disputado em janeiro com a final realizada no feriado do dia 25, aniversário da capital paulista.

A primeira edição feminina terá início em 4 de dezembro com o início da fase de grupos e encerra com a grande final no dia 17 de dezembro. A FPF ainda não divulgou onde será disputada a grande final.

A expectativa é que as grandes jogadoras do futuro sejam reveladas no torneio, da mesma maneira que Falcão, Rogério Ceni, Gabriel Jesus, Vinícius Junior e Endrick. Diferente do que ocorreu com as maiores jogadoras do futebol brasileiro até aqui, que nunca disputaram o torneio.

Presentes no evento, que ocorreu na Casa das Caldeiras, na zona Oeste de São Paulo, as ex-jogadoras Pretinha, Roseli, Magali, Rosana e Cris não tiveram a oportunidade de disputar no Brasil.

Nem mesmo a maior jogadora de todos os tempos, a rainha Marta iniciou sua trajetória no esporte jogando em competições masculinas de futsal, em Alagoas.

Para o Trivela, a diretora de futebol feminino do Corinthians, Cris Gambaré, comemorou a criação do torneio, mas lamentou o atraso.

“É muito gratificante. Eu me lembro de toda história, o início do projeto do Corinthians, oito anos atrás. Se naquele início nós tivéssemos uma Copinha Feminina, seria tudo muito diferente, mas, enfim, nada por acaso. A evolução está acontecendo de forma gradativa e com a estrutura que elas merecem. Valeu a pena esperar”, afirmou.

O torneio

Os times se enfrentam dentro dos respectivos grupos, e apenas o líder de cada chave avança para as semifinais – em jogo único, assim como a grande decisão.

Podem disputar a Copinha atletas nascidas nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006, além de até cinco jogadoras nascidas em 2007 e 2008.

A Federação Paulista de Futebol vai definir a tabela de jogos em breve. Os jogos serão disputados em quatro estádios da capital paulista: o Nicolau Alayon, o Canindé, a Arena Ibrachina e a Rua Javari.

O Grupo A:

Botafogo-PB

Grêmio-RS

Flamengo-RJ

Santos

Grupo B:

Vitória-BA

Minas Brasília-DF

Internacional-RS

Ferroviária

Grupo C

América-MG

Real Brasília-DF

Fluminense-RJ

São Paulo

Grupo D

Fortaleza-CE

Atlético-MG

Botafogo-RJ

Corinthians

Autor