Consciência Negra: ministra anuncia avanços e compromissos

Em pronunciamento em rede nacional, ministra Anielle Franco destaca medidas para garantir igualdade de oportunidades de negros e negras nas políticas públicas do governo.

Na noite deste domingo (19), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, dirigiu-se à nação por meio da Rede Nacional de Rádio e Televisão para celebrar o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi e Dandara dos Palmares, celebrado neste dia 20 de novembro. Durante cerca de quatro minutos, ela homenageou os líderes negros quilombolas que dedicaram suas vidas à luta pela liberdade.

O pronunciamento da ministra Anielle Franco destaca o papel central da igualdade racial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, reforçando a importância de unir esforços para superar os desafios persistentes e construir um futuro mais igualitário.

Anielle começou sua mensagem destacando a importância histórica do dia, homenageando Zumbi dos Palmares e Dandara, figuras emblemáticas na luta pela liberdade durante o período colonial. A ministra ressaltou que o 20 de novembro é uma data para celebrar a memória negra, fundamental na construção da história do Brasil e na identidade de sua população.

Leia também: Governo Lula lança segundo Pacote pela Igualdade Racial nesta segunda (20)

Durante seu pronunciamento, a ministra frisou que, embora o Brasil seja um país diverso e orgulhoso de suas diferenças, é imperativo que essas diferenças não se traduzam em desigualdades de oportunidades e direitos.

A ministra apresentou dados que comprovam que a fome, a insegurança alimentar, o desemprego e as mortes violentas afetam de forma desproporcional a população negra, resultado do racismo persistente na sociedade brasileira. A busca por igualdade e justiça foi destacada pela ministra, que ressaltou o direito de todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica, a viver com dignidade, acessar educação, saúde, emprego, salário justo, segurança, moradia digna e alimentação de qualidade. Ela reforçou o direito de sonhar e realizar sonhos, lembrando que a população brasileira e os movimentos negros sempre lutaram por esses direitos.

Anielle destacou o papel dos movimentos negros e do povo brasileiro na luta pelos direitos fundamentais. Ela mencionou que, há 20 anos, o Brasil criou a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, sendo um marco na busca pela igualdade, justiça, liberdade e democracia.

Leia também: Atos por todo Brasil homenageiam a resistência negra. Veja a programação do 20/11

Ao abordar as iniciativas do Governo Federal, a ministra destacou a criação do Ministério da Igualdade Racial, uma resposta à necessidade de avançar nas políticas de inclusão e combate à discriminação racial. Aniele Franco enfatizou a parceria com diversos setores da sociedade, incluindo Congresso, Poder Judiciário, estados e municípios, para construir e aprimorar políticas inclusivas.

Oportunidades

Anielle detalhou algumas das ações realizadas pelo ministério, incluindo a reserva de 30% dos cargos e funções comissionadas para pessoas negras, bolsas de estudo na pós-graduação, programa de intercâmbio com universidades da América Latina e da África, aprovação de nova lei de cotas nas universidades públicas e medidas para fortalecer a promoção da igualdade racial.

A luta pela titulação e demarcação de territórios quilombolas, o reconhecimento da injúria racial como crime de racismo e o compromisso contínuo com memória e reparação foram outros pontos abordados pela ministra.

A ministra concluiu seu pronunciamento reafirmando o compromisso com a memória e reparação, buscando uma vida digna para todos os brasileiros e o desenvolvimento do país. Ela encerrou desejando uma boa noite com orgulho, esperança e a certeza de que estão juntos na construção de um Brasil pela igualdade racial.

Nesta segunda (20), a partir das 10h, o governo anuncia um pacote de medidas para combater a desigualdade racial. Acompanhe pelo Portal Vermelho.

Assista ao pronunciamento da ministra Anielle Franco:

Autor