UNICEF e Ministérios firmam parceria contra o racismo na primeira infância

A capacitação de profissionais visa garantir que estejam preparados para lidar com as especificidades dessas crianças, promovendo um ambiente seguro e respeitoso.

Em uma ação significativa marcando o Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia Mundial da Criança, celebrado nesta segunda-feira (20/11), o UNICEF, em conjunto com os Ministérios da Igualdade Racial, da Saúde, da Educação, dos Direitos Humanos e Cidadania, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, oficializou uma parceria vital para a implementação da estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista.

A cerimônia de assinatura do memorando de entendimento ocorreu durante o evento “O Brasil Pela Igualdade Racial”, no Palácio do Planalto, em Brasília. Esse acordo interministerial visa promover ações direcionadas à promoção de uma primeira infância antirracista, envolvendo capacitação de profissionais de saúde, assistência social e educação sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil desde a primeira infância.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, enfatizou a importância da iniciativa, destacando que o projeto é crucial para a proteção de crianças negras que enfrentam o racismo desde cedo. A capacitação de profissionais visa garantir que estejam preparados para lidar com as especificidades dessas crianças, promovendo um ambiente seguro e respeitoso.

Além da capacitação, a parceria inclui a realização de seminários e eventos em capitais de estados e municípios prioritários, bem como a produção e disseminação de materiais relacionados a práticas antirracistas nos serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas, com especial atenção à primeira infância.

O representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, ressaltou a urgência de combater o racismo desde os primeiros anos de vida. Ele enfatizou que o acordo assinado é um passo fundamental para garantir a proteção integral da primeira infância contra o racismo e a discriminação.

O evento contou com a participação do ator e embaixador do UNICEF, Bruno Gagliasso, e três jovens ativistas: Maria Eduarda Silva, Erick Patrick Felix Soares e Tainara da Costa Cruz. Esses jovens compartilharam suas experiências e destacaram a importância de iniciativas que promovam a igualdade racial desde a infância.

A estratégia PIA, liderada pelo UNICEF em parceria com o Instituto Promundo, visa sensibilizar profissionais da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil. A campanha “Por uma infância sem racismo” alerta sobre a necessidade de quebrar o ciclo vicioso do racismo e destaca a importância das políticas públicas para as populações mais vulneráveis.

Saiba mais sobre a parceria:

Autor