China: Expressivos indicadores apontam recuperação econômica acelerada

Mais: A vitória de Javier Milei e a visão dos comunistas / Cebrapaz debate projeto de Resolução Política / A Palestina e os mantras da mídia.

Diário do Povo Online informou nesta quinta-feira (23) que nos últimos dias vários departamentos governamentais da China divulgaram estatísticas referentes ao período entre janeiro e outubro de 2023, destacando que o país vem apresentando sinais consistentes de uma “recuperação econômica acelerada”. O Diário do Povo Online, citando dados divulgados pelo Ministério do Comércio, revela que, de janeiro a outubro de 2023, o montante real de investimento estrangeiro direto na China atingiu 987,01 bilhões de yuans, dos quais 283,44 bilhões foram destinados à indústria manufatureira – um aumento de 1.9%. O investimento estrangeiro direto na indústria de alta tecnologia cresceu 9.5%. Além disso, nos primeiros dez meses de 2023, foram estabelecidas 41.947 novas empresas com investimento estrangeiro, um aumento de 32.1% em comparação ao período anterior. Outros indicares recentes divulgados no mês de novembro, citados pelo site, mostram: aumento da capacidade instalada acumulada de geração de energia em 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para a participação da energia solar, que cresceu 47%, e da Eólica (15,6%); por dois meses consecutivos, instituições estrangeiras aumentaram a aquisição de títulos da dívida denominados em renminbi (RMB) e estas mesmas instituições também aumentaram sua participação no mercado de títulos interbancários e em obrigações em RMB igualmente por dois meses consecutivos: em outubro, a escala de compras por parte de instituições estrangeiras ultrapassou os 40 bilhões de yuans enquanto em setembro, o mesmo indicador situou-se próximo dos 20 bilhões de yuans. Informa ainda o Diário do Povo Online que o mercado chinês de “internet das coisas” (Iot na sigla em inglês – conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet), amplamente presente em setores como manufatura, agricultura, transporte, saúde etc., ultrapassará 20 trilhões de dólares em 2023. Estima-se que o número de dispositivos conectados à IoT na China em 2023 venha a superar os 2.3 bilhões, um aumento previsto de 30% em relação a 2022. Atualmente, o número de dispositivos conectados à IoT na China já superou a população humana, tornando-se o primeiro país entre as principais economias do mundo a alcançar esse patamar.

A vitória de Javier Milei e a visão dos comunistas

A vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas com mais de 11 pontos percentuais de vantagem sobre Sergio Massa, acendeu um agudo debate no seio dos setores progressistas sobre as causas da derrota e a condução do enfrentamento com a extrema-direita. Nesta quinta-feira, o Partido Comunista da Argentina divulgou uma nota do secretariado nacional com uma avaliação inicial. É sempre aconselhável ter em conta a opinião da força mais longeva da esquerda argentina. O PCA defende a “mais ampla unidade” contra o neofascismo, mas ao mesmo ressalta que se deve apontar perspectivas avançadas ao povo: “Novamente, os limites das políticas ‘moderadas’, que buscam acordos com o grande capital, negociam com o FMI e mantêm a ilusão de que pode existir um capitalismo ‘sério’, ‘humano’ ou ‘nacional’ são evidenciados. A unidade necessária para enfrentar as políticas de ajuste, saque e repressão deve ultrapassar os limites do acordo eleitoral e avançar em acordos programáticos e organizativos que nos permitam não apenas resistir ao governo de Milei e defender as conquistas e direitos de nosso povo, mas também passar rapidamente à ofensiva política. Não é a primeira vez que o povo argentino enfrenta essas ameaças, e ao longo de sua rica história combativa, conseguiu superar esses desafios (…) Os comunistas estarão, como sempre, na linha de frente, lado a lado com nosso povo, erguendo bem alto as bandeiras do anti-imperialismo, antifascismo, soberania, poder popular e socialismo. Enfrentaremos, como sempre fizemos, esse projeto ultraliberal e neofascista. Não parabenizamos aqueles que venceram. Chamamos a combatê-los com inteligência e união. Não desistimos, continuamos lutando (o negrito está na nota original)”. Leia a íntegra clicando aqui.

Cebrapaz debate projeto de Resolução Política

Uma das mais importantes entidades defensoras da paz mundial que atua no Brasil, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), está em plena mobilização para a realização de sua 6ª Assembleia Nacional, que se realizará em São Paulo, no dia 10 de dezembro, dia mundial em defesa dos direitos humanos e data em que o Cebrapaz comemora 19 anos de fundação. Em debate, a proposta de resolução política intitulada “Unir o Povo Brasileiro em defesa da Paz”, que aborda temas como “Estratégia global do imperialismo”, “Intervenções militares, golpes políticos, ameaças de guerra”, “A autodeterminação dos povos e o direito internacional: os impactos do colonialismo, neocolonialismo e imperialismo”, “Emergência do mundo multipolar”, “Processo de desdolarização e emergência da nova arquitetura financeira internacional”, “A construção de projetos de independência nacional e a luta pela paz em um mundo multipolar”, “A América Latina e a luta pela paz”, “O Brasil, a luta democrática e anti-imperialista”, entre outros. O documento está disponível em PDF e pode ser baixado neste link: Proposta de Resolução Política. Caso queira integrar-se ao debate em algum núcleo estadual do Cebrapaz, entre em contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].

A Palestina e os mantras da mídia

A construção das frases sobre o massacre de Israel contra o povo palestino, na mídia hegemônica, é uma arma destinada a transformar as vítimas em agressores e criminalizar a resistência. Repercutiu bastante a recente postagem da Globonews, acima, onde “crianças” são apenas as israelenses, as palestinas são “menores de idade”. Na edição desta quinta-feira do jornal Avante!, o artigo de Gustavo Carneiro, intitulado “Mantras”, diz que “São variadas e não poucas vezes sofisticadas as técnicas de manipulação da informação” e desmascara, de forma certeira, um os mantras mais usados globalmente pela mídia hegemônica. Reparem que boa parte das matérias sobre os ataques contra a faixa de Gaza começam da seguinte forma: “O conflito iniciado a 7 de outubro, com o ataque do Hamas…”. Comenta Gustavo Carneiro que o “objetivo é claro”, ao fixar no 7 de outubro o começo do “conflito”, “apaga-se – no caso do Oriente Médio – décadas de ocupação, repressão, segregação e massacres (…) Quem procurar sair desta apertada teia cronológica é acusado de estar a relativizar ou a justificar os atos do Hamas. E daí a apoiante do terrorismo é um pulinho”. Leia a íntegra do artigo de Gustavo Carneiro clicando aqui.

Circunda-te de rosas, ama, bebe / E cala. O mais é nada.

Ricardo Reis – Heterônimo de Fernando Pessoa.

Autor