Congresso Nacional da Unegro acontece em Salvador. Confira a programação

Em sua 6ª edição, evento promove debates intensos sobre igualdade racial e estratégias para fortalecer a luta antirracista no Brasil. Confira a programação.

Imagem: divulgação

A capital baiana, Salvador, abre suas portas neste final de semana para sediar o 6º Congresso Nacional da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro). Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o evento visa fomentar a discussão sobre um novo projeto para o Brasil, colocando em pauta a representatividade do povo negro e a necessidade de políticas públicas mais efetivas no combate ao racismo, tanto no cenário nacional quanto internacional.

O encontro acontece no Hotel Real Classic Bahia, na Pituba, com credenciamento dos delegados e delegadas a partir de 13h desta sexta-feira (8), seguido por uma apresentação cultural. O ato político de abertura está previsto para às 19h e promete marcar o início dos debates com relevância e engajamento.

O presidente Nacional da Unegro, Edson França, expressou a importância do Congresso como um meio de fortalecer a comunidade negra para enfrentar os desafios persistentes na busca pela igualdade racial, especialmente nos espaços de poder. “O ano que vem é um ano de eleição, é um ano de muito debate no país, é um ano que a gente vai discutir o Brasil a partir das bases. Vereador, prefeito, são as bases. Instituição à base da institucionalidade nacional. Nós vamos estar discutindo isso, vamos estar apresentando nossa plataforma, vamos estar influenciando as candidaturas, influenciando as plataformas eleitorais, o debate político e ajudando a fazer crescer, fazer crescer o antirracismo no Brasil”, diz.

Segundo França, a expectativa é direcionada para a qualificação das políticas públicas destinadas ao povo negro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e diminuir as disparidades sociais. “Vamos trabalhar para também continuar fortalecendo as políticas de igualdade racial e as ações afirmativas. Queremos melhorar a qualidade de vida do nosso povo e diminuir a desigualdade. Ter uma sociedade equânime, ter uma sociedade cuja equidade seja uma premissa, seja um princípio exercido”, diz Edson. “Combater o racismo, é não permitir que. Que o ódio seja um elemento selecionador de oportunidade. Então, o Nego está preparado para esse embate”, continuou.

A deputada estadual Olívia Santana, que fará a abertura do Congresso, afirmou que “esta é uma oportunidade de reunir o coletivo de militantes da Unegro pra pensar juntos e juntas os grandes desafios que a população negra enfrenta no Brasil. A mortandade de jovens negros, os feminicídios, a precarização da cidadania do nosso povo preto, são temas urgentes de serem debatidos. Que este congresso nos fortaleça e aponte novas estratégias de luta”.

A programação do evento é diversificada, abrangendo desde conferências e debates até grupos temáticos focados em áreas como Educação, Saúde, Cultura, Juventude Negra, Povos Tradicionais, Segurança Pública, Meio Ambiente, Terra e Teto. O culminar do encontro será a eleição da nova direção nacional no domingo, dia 10 de dezembro.

Confira abaixo a programação.

8 de dezembro (sexta-feira):

  • 13h: Credenciamento dos delegados e delegadas
  • 17h30: Leitura e aprovação do Regimento do Congresso
  • 19h: Ato político de abertura do Congresso
  • 20h30: Conferência: “A Unegro no novo projeto de Brasil” – Deputada Estadual da Bahia, Olívia Santana

9 de dezembro (sábado):

  • 9h: Desafios para a Reconstrução das Políticas Públicas no Brasil
  • 10h30: Avaliação e Perspectiva do Antirracismo no Brasil
  • Balanço da direção cessante – Ângela Guimarães e Edson França
  • 14h: Grupos temáticos: Educação e Saúde; Cultura, Juventude Negra e Povos Tradicionais; Segurança Pública e Meio Ambiente; Terra e Teto
  • 17h30: Apresentação dos grupos temáticos
  • 21h: Realização de show público em comemoração ao 6º Congresso da Unegro e 35 anos da entidade

10 de dezembro (domingo):

  • 9h: Apresentação dos relatórios dos grupos temáticos
  • 10h30: Eleição da nova direção nacional

__
com informações da Unegro Bahia

Autor