Luciana Santos recebe prêmio do sindicato dos Engenheiros

Em 2023, a ministra recompôs o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de reajustar as bolsas de pesquisa em até 94%

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

A ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, recebeu nesta segunda (11) o prêmio Valorização Profissional do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP). A categoria realizou a 37ª edição do Prêmio Personalidade da Tecnologia, em comemoração ao Dia do Engenheiro.

“Estamos neste esforço de reconstrução, que passa por voltar a valorizar a ciência, a tecnologia e inovação, e ter um olhar contemporâneo para os desafios. É neste sentido que temos implementado um conjunto de medidas para recuperar nossa capacidade científica e ajudar o país a resolver os seus problemas com o olhar para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade”, disse a ministra ao receber o prêmio da SEESP.

Para Luciana Santos, após o período virtuoso dos primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rousseff, a ciência e inovação do país enfrentou dois problemas que reverteram os investimentos públicos de décadas na área.

“Nós vivemos no passado um período virtuoso no nosso país com muitas perspectivas para economia, em especial para a engenharia. Mas esse período foi interrompido por uma série de contexto que vão desde a repercussão da Operação Lava Jato, que na esteira do combate a corrupção findou por prejudicar a indústria nacional, até o total desmonte de políticas públicas e o corte de investimento que nós assistimos no governo anterior”, explicou.

“Somos daqueles que defendemos com muita firmeza o combate a corrupção. Mas nós entendemos que isso não deve implicar na destruição da nossa indústria nacional. Nós precisamos punir os responsáveis, como estão sendo e foram punidos, mas as empresas precisam continuar, para que elas possam continuar os serviços da engenharia no nosso país”, concluiu a ministra.

Desde os primeiros dias de novo governo do presidente Lula, o Ministério da Ciência e Tecnologia implementou ações de caráter emergencial para recuperar a capacidade científica e contribuir para a reindustrialização do País.

“A recomposição integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) foi uma conquista estratégica. Por decisão política do presidente Lula, o FNDCT passou a dispor de R$10 bilhões para investimento em projetos estruturantes”, disse.

“O FNDCT é fundamental para a nova política industrial que nós estamos implementando, amparada na inovação, no conhecimento e alinhada ao desafio da agenda climática e ambiental, na transição energética e da transformação digital”, completou Luciana Santos.

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Já no segundo mês do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra promoveu reajustes de até 94% nas bolsas de fomento e extensão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) José Roberto Cardoso, coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP, órgão colegiado que escolhe os premiados, a ministra Luciana Santos foi indicada e escolhida como personalidade da Valorização Profissional em 2023 pela atuação na reestruturação da ciência e tecnologia no país. Segundo Cardoso, a escolha de Luciana Santos foi uma unanimidade no colegiado.

“A escolha dela é em função da retomada dos investimentos na ciência que esse governo está colocando em prática. A ministra Luciana Santos foi premiada com a Valorização Profissional justamente pelas ações que ela está tomando a frente do Ministério da Ciência e Tecnologia, valorizando a profissão de engenharia”, disse José Roberto Cardoso.

Autor