Estudo revela divisão de opiniões sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Pesquisa Atlas/Intel para CNN Brasil expõe divergências sobre riscos ambientais, benefícios econômicos e condicionantes para a exploração petrolífera na região amazônica

Amazônia: região ameaçada por crimes ambientais | Foto: Lucas Ninno/Getty Images

Uma pesquisa exclusiva realizada pela Atlas/Intel para a CNN Brasil revelou que a opinião pública sobre a exploração de petróleo na Foz do rio Amazonas está dividida, com diferentes perspectivas sobre as condicionantes e os riscos envolvidos. Leia a íntegra da pesquisa aqui.

Segundo o levantamento feito com 1.834 entrevistados entre os dias 4 e 7 de dezembro, 36,3% dos participantes defendem que a Petrobras deveria explorar o petróleo na região somente se possuir as licenças necessárias e realizar estudos de impacto. Outros 26,1% não impõem nenhuma condição para a exploração, enquanto 18,3% se opõem categoricamente. Um grupo de 19,3% admitiu não ter uma posição definida.

Leia também: AGU se mostra favorável à exploração de petróleo na foz do Amazonas

Essa divisão de opiniões se acentua nos estados da margem equatorial, que seriam os principais beneficiados com os royalties da exploração. Nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, 47,7% dos entrevistados defendem a exploração apenas sob condições específicas, enquanto 29,5% não impõem restrições. Os que se opõem à exploração totalizam 15,3%, e 7,6% afirmaram não ter uma posição clara.

A pesquisa também revelou que a percepção de risco é uma preocupação predominante: 39,5% consideram o “risco alto”, enquanto apenas 14,9% enxergam um risco pequeno, 12,2% risco médio e apenas 5,2% não veem risco nenhum.

A decisão do Ibama de negar a licença à Petrobras para explorar petróleo na bacia da Foz do Amazonas também foi alvo de avaliação. Cerca de 34,5% concordaram com a decisão, 25,7% discordaram, e 39,9% afirmaram não ter conhecimento suficiente para opinar.

Leia também: Ibama vai reavaliar pedido para explorar foz do Amazonas

Apesar dos riscos apontados, a maioria (55,6%) acredita que a exploração de petróleo na região pode gerar benefícios econômicos significativos, como a criação de empregos e geração de renda para a população local e os estados envolvidos. No entanto, 15% dos entrevistados não veem tais benefícios.

O equilíbrio entre os impactos ambientais e econômicos é um ponto de divisão: 37,3% consideram ambos igualmente importantes, enquanto 34,7% destacam o risco ambiental como fator primordial na decisão sobre a exploração. Apenas 14,7% defendem que o impacto econômico deve ser o único considerado.

Leia também: Eron Bezerra defende exploração sustentável de petróleo na foz do Amazonas

Perspectivas Futuras e Decisão do Ibama

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, expressou otimismo em relação à obtenção da licença ambiental para explorar a Bacia da Foz do Rio Amazonas em 2024. Ele ressaltou o compromisso da empresa em atender todas as exigências ambientais e aguarda a resposta ao recurso apresentado.

“Estamos com meio caminho andado para Foz do Amazonas. Já fizemos muito trabalho, atendemos todas as exigências e aguardamos resposta ao nosso recurso onde atendemos a todas as exigências”, disse o executivo a jornalistas, no último dia 13 de dezembro, ao participar de um leilão de blocos exploratórios de óleo e gás.

O Ibama, por sua vez, já negou uma autorização anterior, alegando falta de garantias de segurança ambiental. Uma nova solicitação da Petrobras está em avaliação, e a expectativa é que o órgão ambiental tome uma decisão no início de 2024.

A questão da exploração de petróleo na Foz do Amazonas permanece como um tema de debate acalorado, refletindo as diversas preocupações e opiniões da população em relação aos impactos ambientais e econômicos que essa atividade pode acarretar.

__

com informações da CNN

Autor