“Natal Sem Fome” faz 30 anos com recorde na arrecadação

Ação da Cidadania distribui 2 mil toneladas de alimentos em todo o país, priorizando crianças em meio ao alarmante aumento da fome: 33 milhões sofrem, 125,2 milhões em insegurança

A a ONG ação da Cidadania arrecada toneladas de alimentos todos os anos | Foto: Raquel Júnia EBC

No ano em que a campanha “Natal Sem Fome” completa 30 anos, a Ação da Cidadania alcança uma arrecadação recorde, visando ajudar mais de 800 mil pessoas em todo o Brasil. A iniciativa, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, em 1993, marca sua presença mais uma vez com um gesto solidário de grande impacto.

A distribuição de 2 mil toneladas de alimentos está sendo realizada desde quinta-feira (21), com um enfoque especial nos lares que abrigam crianças menores de 10 anos. Estatísticas da Rede Penssan revelam que quase 38% dos domicílios com crianças enfrentam algum nível de insegurança alimentar. A fome dobrou nas famílias com crianças pequenas, atingindo 18,1% em 2022, um aumento alarmante em relação aos 9,4% registrados em 2020. Dados da Fiocruz revelam ainda que em 2021, oito crianças de até 1 ano foram hospitalizadas diariamente devido à falta de alimento.

Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania, enfatizou a importância de começar pela nutrição das crianças, destacando os impactos profundos e duradouros da privação de alimentos no desenvolvimento infantil. Ele ressaltou a relevância de garantir condições para que as crianças possam aprender e prosperar, evitando que a fome limite suas oportunidades futuras.

“Infelizmente o Brasil voltou ao Mapa da Fome e agora temos um longo caminho para reverter esse quadro novamente. E na Ação da Cidadania decidimos começar pelas crianças, que sofrem com a desnutrição desde muito novas, algumas de forma silenciosa pela falta de diagnóstico ou pelo impacto profundo e irreversível que o cérebro infantil sofre com a privação do alimento. E como exigir que alguém seja capaz de aprender e ter bom rendimento escolar com fome? No futuro, isso pode levá-la a ter menos oportunidades de trabalho, menor produtividade e salários mais baixos. Deixar que a fome impeça a realização dos sonhos de uma criança é uma violação da dignidade humana, principalmente em um país tão rico e produtivo como o Brasil”, disse Kiko em nota.

Sob lema “Nesse Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, a Ação da Cidadania distribuirá cerca de 400 toneladas de alimentos, incluindo água mineral, somente na sede nacional no Rio de Janeiro. Além disso, outros estados como Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Pará também serão contemplados nessa primeira fase, seguidos por diversos outros estados. Veja abaixo o vídeo da campanha.

A campanha, considerada a maior da América Latina em arrecadação de alimentos, já distribuiu mais de 55 mil quilos de alimentos para 26 milhões de pessoas desde a sua criação em 93, quando Betinho mobilizou a sociedade com a missão de tirar 32 milhões de pessoas da fome.

No entanto, a realidade atual apresenta um desafio maior. Trinta anos depois, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil em 2022 revelou que há 33 milhões de famintos no país, enquanto outros 125,2 milhões enfrentam algum grau de insegurança alimentar, ampliando a compreensão de uma crise profunda que afeta não apenas a quantidade, mas a qualidade da alimentação disponível para grande parte da população. Essa situação gritante contrasta com a realidade de um país rico e produtivo como o Brasil, evidenciando uma disparidade social que clama por ações concretas.

Diante desse contexto desafiador, as doações para o Natal sem Fome são fundamentais e podem ser realizadas através do site da campanha ou pelo Pix [email protected].

Além da distribuição de alimentos, a Ação da Cidadania inova este ano ao entregar exemplares do livro “Muito Prazer, Sou o Betinho”, que narra a história do sociólogo e seu engajamento na luta contra a fome e a miséria. Também estão previstas a distribuição de 4 mil brinquedos para crianças da capital e região metropolitana do Rio de Janeiro, proporcionando um Natal mais feliz e digno para as famílias atendidas pelas lideranças parceiras da ONG.

__

com agências

Autor