Situação de emergência é decretada no Rio pelas fortes chuvas

Na Região Metropolitana foram confirmadas 9 mortes. Governo federal garantiu apoio ao prefeito Eduardo Paes para enfrentamento aos impactos causados pelos temporais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em edição extra do Diário Oficial, publicada na tarde deste domingo (14), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou situação de emergência no município em virtude da ocorrência de chuvas intensas.

De acordo com Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, foram confirmadas nove mortes por conta das chuvas de sábado (13) na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Leia também: Governo Lula libera R$ 1,6 bilhão para ajudar afetados por chuvas no Rio Grande do Sul

A mortes foram ocasionadas por afogamentos, deslizamentos de terra a também descarga elétrica. O Corpo de Bombeiros segue em buscas de pessoas que estão desaparecidas. Mais de 200 ocorrências foram atendidas de sábado para domingo.

Governo federal

O presidente Lula orientou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, a prestar todo o apoio para o Rio de Janeiro.

De acordo com o governo, o ministro já falou com o prefeito Eduardo Paes e disponibilizou estrutura da Defesa Civil Nacional para dar apoio no atendimento à população e para solicitar recursos federais.

O Ministério deve oferecer recursos para assistência humanitária, com alimentos e água potável, assim como para reconstruir a infraestrutura afetada.

“Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, disse Góes.

*Com informações Agência Brasil e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional