Lula coloca estrutura do governo para afetados por chuvas no RJ

Presidente articulou ajuda com prefeitos e colocou ministros para atuarem. A Defesa Civil Nacional foi disponibilizada, assim como a antecipação do Bolsa Família

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro do final de semana ocasionaram alagamentos e deslizamentos de terra que culminaram em 12 mortes na região metropolitana, conforme a Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio.

Ainda do domingo (14), o presidente Lula conversou por telefone com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro. Paes decretou situação de emergência na cidade.

Em nota do Planalto foi indicado “todo o apoio do Governo Federal ao trabalho das prefeituras e assistência da população atingida pelas chuvas”.

Leia também: Situação de emergência é decretada no Rio pelas fortes chuvas

O presidente já havia destacado os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para acompanhar a situação de emergência e acelerar os processos de liberação de recursos e atendimento humanitário.

Nesta segunda-feira, o MIDRR reconheceu a situação de emergência nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Belford Roxo, por conta das fortes chuvas, em portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Góes deve visitar as regiões afetadas na terça-feira (16) com uma equipe do governo. A Defesa Civil Nacional foi disponibilizada para atuar na região.

Além disso foi deliberada a antecipação do pagamento do Bolsa Família para os beneficiários que residem nas áreas de risco.

Situação atual

Por conta do temporal, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no bairro de Acari, na zona norte do Rio, adiou por 15 dias todas as consultas médicas. Casos inadiáveis devem ser encaminhados para o Super Centro, em Benfica.

A situação também afetou o abastecimento de água. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a Estação de Tratamento do Guandu, que atende 11 milhões de pessoas, precisou diminuir a operação que chegou a 19% da capacidade, mas no início dessa segunda-feira (15) começou a se normalizar.

A Estação de Tratamento Água de Japeri chegou a ter o fornecimento de água interrompido durante o domingo, o que afetou da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. Outras estações também foram afetadas. Pelo cenário é pedido que a população não desperdice água.

Postos de apoio

A prefeitura do Rio montou 15 pontos de apoio em bairros das zonas Norte e Oeste da cidade para auxiliar a população. Veja os locais:

  • PAVUNA Igreja Assembleia de Deus (Travessa Embaú, 496)/ Clínica da Família Epitácio Soares (Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, S/N)/ Escola Municipal Telêmaco Gonçalves (Praça Ênio, S/N)
  • BARROS FILHO Igreja HG Church (Rua Luís Mario, 22)
  • PARQUE COLÚMBIA Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo (Rua Gen. Etchegoyen, 199)
  • GUADALUPE Escola Municipal Bélgica (Rua Francolim, 50)
  • COELHO NETO Escola Municipal Charles Anderson Weaver (Rua Carlos Pachêco Ávila, S/N)
  • ACARI Associação de Moradores de Acari (Rua Piracambu, 605)/ Escola Municipal Escritor e Jornalista Daniel Piza (Avenida Pref. Sá Lessa, 229)
  • ANCHIETA Lona Cultural de Anchieta (Estr. Mal. Alencastro, S/N)
  • VIGÁRIO GERAL Escola Municipal República do Líbano (Praça Elba, 1215)
  • JARDIM AMÉRICA Escola Municipal Barbosa Lima Sobrinho (Rua do Dique, 166)/ Escola Municipal Herbet Moses (Rua Cristiano Machado, S/N)
  • CAMPO GRANDE Escola Municipal Fábio César Pacífico (Estrada do Mendanha x Rua do Pavão, S/N)