Governo lança site com mais de 2,5 mil serviços de atendimento à mulher

Painel Ligue 180 traz informações sobre serviços como delegacias, núcleos das Defensorias Públicas, promotorias e centros de referência

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Como parte da estratégia de enfrentamento à misoginia e à violência de gênero, o Ministério das Mulheres lançou, nesta quinta-feira (8), o Painel Ligue 180, no site da pasta. De acordo com o governo, a nova ferramenta disponibiliza uma base de dados online com mais de 2,5 mil serviços que compõem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência no país, atualmente cadastrada na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.   

De acordo com o ministério, o mapeamento tem o objetivo de orientar  e agilizar a consulta às modalidades de serviços, os endereços, a distribuição entre as regiões e outras informações que podem servir tanto para usuários quanto para gestores. 

A iniciativa compõe uma ação mais ampla do governo, voltada ao combate à violência de gênero e doméstica, o “Brasil sem Misoginia”. Neste sentido, a ministra Cida Gonçalves destaca que “precisamos ter como meta, no nosso país, a questão do feminicídio zero. Nós precisamos trabalhar para que violência contra as mulheres, de fato, nunca mais aconteça”. 

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O lançamento da ferramenta acontece às vésperas do Carnaval, momento em que, infelizmente, ainda é comum o assédio e a violência às mulheres.O Painel Ligue 180 do Ministério das Mulheres permite a busca por serviços de atendimento à mulher por região, estado e cidade e tem foco na prevenção e enfrentamento de violências cometidas contra mulheres. 

No espaço, internautas terão disponíveis informações sobre nove serviços: delegacias especializadas e núcleos ou postos de atendimento à mulher em delegacias gerais; Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas (NUDEM); promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos; juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher; Centros de Referência e de Atendimento à Mulher (CRAMs, CEAMs etc.); casas abrigo, casas de acolhimento provisório e casas-de-passagem; serviços de saúde a pessoas em situação de violência sexual; casa da mulher brasileira; Patrulhas Maria da Penha. Além disso, a população poderá contribuir com a inclusão de serviços que possam não estar contidos na plataforma. 

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Além do espaço virtual, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 —pode ser acionada via telefone, pelo número 180, e via WhatsApp, pelo (61) 9610-0180, em casos de denúncias de violência contra mulher, e para fornecer informações sobre direitos, garantias e serviços que prestam acolhimento humanizado às vítimas.

Para acessar o Painel, clique aqui.

Com informações da Agência Brasil

(PL)

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