Lula retomará reuniões com o agronegócio e acena com PAC para o setor

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta terça (27) com Lula. Em março, governo deve anunciar ajuda a setores do agronegócio

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acena para empresários do agronegócio e planeja uma nova rodada de reuniões com o setor. O governo pretende debater ações estratégicas para fortalecer a agropecuária brasileira.

“Conversei com o ministro Carlos Fávaro e falamos das parcerias estratégicas do setor e de ações futuras para aquecer setores da agropecuária. O trabalho do Governo Federal continua”, reforçou o presidente Lula.

Nesta terça (28), Lula se encontrou com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Falamos sobre o momento da agropecuária e o presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar qualquer impacto no setor. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Fazenda e o BNDES . Vamos ajudar quem precisa e devemos anunciar medidas em março”, explicou o ministro Fávaro. “Não é uma crise. Precisamos evitar inadimplência e atender quem teve problema de safra, para trazer tranquilidade para este setor que está sendo uma mola precursora da economia brasileira”, completou.

Lula pretende retomar a agenda de trabalho com empresários de diferentes setores do agronegócio. A ideia é que os segmentos possam acessar diretamente o presidente para conversar e apresentar demandas.

“No final do ano passado, nós começamos a trazer, aqui no Palácio [do Planalto], para conversar com ele, reivindicar, trocar ideias. Ele já pediu para retomar isso, já tem três setores da economia do agro que querem visitas com o presidente”, afirmou o ministro a jornalistas após a reunião com o presidente. Fávaro disse que Lula pediu para que os encontros agora sejam na Granja do Torto, residência oficial de campo da Presidência da República, “para que, ao final da reunião de trabalho, possa ter um churrasquinho, ele se aproximar”.

Entre os setores que já pediram audiência com o presidente estão o de fruticultura, que passa por uma boa fase econômica, o de café e o de algodão. No final do ano passado, Lula e Fávaro já haviam recebido empresários e associações do setor de proteína animal. Além disso, na visita de Estado que fez à China, em março de 2023, o presidente brasileiro levou cerca de 100 empresários do agro ao país asiático, que é o maior parceiro comercial e principal importador de produtos agrícolas brasileiros.

Também foi debatido na reunião os esforços do Mapa para ampliar a exportação de carnes para a União Africana . A iniciativa parte de um pedido do presidente Lula, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos, na viagem realizada neste mês. O plano é estruturar uma comitiva especializada para estreitar relações comerciais com o continente africano. O trabalho visa gerar oportunidades, empregos e movimentar a economia brasileira.

O ministro Fávaro também informou que irá reunir líderes do agronegócio para conversar com o presidente Lula no Palácio do Planalto, com foco em ouvir o setor de perto e entender as necessidades e oportunidades. Ainda, estão previstas viagens para visitar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que beneficiam a agricultura e a pecuária do país.

Autor